Timoneiro

Incorporadora São Luis: Uma empresa com olhar para o futuro

Monique Mendes

A Incorporadora São Luis (ISL) iniciou as atividades na cidade de Gravataí, no dia 8 de fevereiro de 2008. A empresa familiar, que atua no ramo da construção civil, é fruto do empreendedorismo do casal Adelaide Florentino Rosa, 52, e Luis Carlos Rosa, 55. Quando abriram as portas da empresa, há quase dez anos, eles tinham três funcionários e começaram construindo imóveis na região. Na época, o mercado era impulsionado pela expansão dos programas habitacionais.

Em 2012, quando o setor começou a apresentar sinais econômicos negativos, a direção da empresa passou para o filho do casal, Luis Carlos Junior, engenheiro mecânico, com 12 anos de experiência no mercado. A vasta experiência e o novo modelo de gestão que vieram com ele, foram importantes para a empresa se manter e acompanhar os avanços na época. Alguns processos foram otimizados e o perfil do produto foi alterado de imóveis edificados para parcelamento de solo. “Construímos o Loteamento Pôr do Sol 2, produto que foi sucesso de vendas, sendo 100% comercializado em uma semana de lançamento”, recorda o diretor. Com o sucesso do Loteamento e a necessidade de elevar a estrutura da empresa, foi adquirida nova sede Rua Coronel Sarmento, 1227, salas 303 e 304, no centro de Gravataí.

A partir de 2005, surgiram muitas construtoras na região, impulsionadas pelos incentivos do governo federal. No entanto, uma grande parte fechou as portas nos primeiros cinco anos de atividade. Segundo Luis Carlos Junior, o mercado gaúcho sofreu muitos traumas com construtoras que não entregaram o prometido, e a ILS conseguiu se manter forte e conquistar a confiança das pessoas. “Num período econômico não tão favorável, estar ainda aqui mostra que, apesar de todas as adversidades, conseguimos acertar o produto, o público-alvo e o valor, além de passar credibilidade e confiança para nossos clientes”. O diretor ainda diz: “Estamos num mercado competitivo, com grandes construtoras, bem consolidadas, fechamos essa primeira década com muita satisfação”.

Futuro voltado para inovação e tecnologia

A ISL tem como foco a busca constante pela inovação, sustentabilidade, pioneirismo e transparência, sempre aliados à preocupação com os benefícios e qualidade de vida das pessoas. A empresa busca fazer negócios que possam beneficiar seus clientes e da sociedade que os cercam.
Atualmente a empresa desenvolve dois projetos de condomínio que trarão inovação tecnológica em nível nacional. Ainda será lançando o primeiro empreendimento da região com auto sustentabilidade em água e energia.

Para o diretor, as empresas precisam acompanhar os avanços tecnológicos e fazer uso dessas ferramentas inovadoras, em prol das pessoas. Os negócios precisam trazer algo que vão efetivamente ter uma utilização para aquele público, com custo atrativo e com ótima funcionalidade. “Embora tenhamos momentos economicamente desfavoráveis, o público continua atento na busca por novidades, principalmente quando se refere àquela grande tomada de decisão por um produto que vai perpetuar por um longo período em sua vida”, conclui.

Sair da versão mobile