Connect with us

Ensino

Pais e professores cobram fim do impasse na Educação Infantil

Published

on

O impasse na Educação Infantil de Canoas continua preocupando muita gente. Ainda sem respostas oficiais sobre o que irá ocorrer, e com a volta às aulas chegando no dia 31 de julho, um grupo de pais, professores e representantes da Associação Primeira Infância Melhor (Assocepim) resolveram protestar. Durante a tarde desta terça -feira, 25, aproximadamente 50 pessoas se reuniram em frente à sede da Secretaria de Educação, pedindo para falar com o secretário. Após pouco tempo de espera, representantes do grupo foram recebidos pelo secretário de Educação, José D´Avila.

Reivindicações

Assim que entrou em seu gabinete, D´Avila sentou e ouviu todas as reivindicações dos presentes, que se dividiam entre preocupações de pais, que até agora não sabem quem serão os professores de seus filhos após as férias, reclamações de funcionários da Assocepim, que não sabem se voltam ao trabalho no dia 31 e que ainda não tiveram os salários de junho pagos.

Pais

“Isso está muito estranho. Tem muitos pais que estão com dúvidas. O processo está errado”, avalia Edson Oliveira, que tem filhos matriculados na Escola Julieta Balestro, no bairro Igara. Marcia Schertenleib, mãe de gêmeas matriculadas na Escola Nilton Leal, também relata a preocupação dos pais: “Minhas filhas são apegadas às professoras. A maioria dos pais estão apavorados”.

educa

Professoras

Diversas professoras também reivindicaram respostas ao secretário. Aline de Freitas, Carla Stein, Priscila Sorti e Letícia Ferreira foram algumas das representantes de funcionários da Assocepim. O maior questionamento é referente ao contrato com a empresa, que encerrou no dia 19 de julho. “Não sabemos se vamos voltar ao trabalho”, disse uma das educadoras. As professoras ainda deixaram claro que são formadas na área de atuação e defenderam seu trabalho, “Estamos sendo julgadas como funcionárias ruins. Mas a verdade é que até fomos premiadas por dois anos seguidos na Escola Julieta”, afirmou outra professora.

Secretário

José D´Avila deixou claro desde o inicio de sua fala que a situação ainda está indefinida e que não teria uma reposta prática para os presentes. “Não sei o que vai acontecer. Não posso dizer como vai terminar esse processo”, afirmou o secretário de Educação. Mesmo assim, assumiu compromisso de que os pais não serão prejudicados, “Nossa preocupação é com as crianças, até o inicio das aulas vamos dar um jeito”.

Durante a reunião, todas as perguntas realizadas não podiam ser respondidas, sob alegação de que todo o processo, que tramita na Procuradoria Geral do Município (PGM), está em sigilo. O secretário apenas disse que a Secretaria recebeu denúncias com relação à Assocepim e que por isso foi aberta uma sindicância. “O processo está ocorrendo e a PGM está cuidando de tudo”, disse José. Em paralelo, de acordo com o secretário, já foi aberto um edital de pedido de orçamento para que uma nova empresa assuma o serviço. Novamente, a secretaria não pode informar mais detalhes sobre esse processo, mas afirmou que ainda não há uma empresa contratada.

Continue Reading

Destaques

Comunidade do bairro Guajuviras recebe a 5ª edição do Prefeitura Mais Perto

Published

on

A abertura oficial da 5ª edição do Prefeitura Mais Perto, programa que leva serviços públicos e atrações culturais aos bairros de Canoas,  aconteceu na manhã de terça-feira, 6, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Guajuviras. Além dos tradicionais serviços oferecidos à comunidade, a população e os mais de 1200 alunos puderam conferir de perto as melhorias realizadas na estrutura da instituição.

Para a vice-prefeita, Gisele Uequed, o projeto aproxima a Prefeitura das comunidades, oferecendo diversos serviços. “A escola é escolhida para desenvolver o Prefeitura Mais Perto porque nossa Administração acredita que a única forma de transformar a sociedade é por meio da educação. Entretanto, de nada adiantaria investir nas estruturas físicas da escola se não fosse o comprometimento da equipe diretiva, de professores, de alunos e pais engajados no dia a dia pela educação de qualidade”, disse.

O prefeito, Luiz Carlos Busato, ressaltou que há mais de 30 anos a escola não recebia qualquer tipo de investimento em sua estrutura. Busato ainda anunciou aos alunos e professores que, a partir do próximo ano, toda a rede de ensino do município contará com a parceria do Google no aprendizado.

Mais de R$ 800 mil em melhorias

A EMEF Guajuviras recebeu um investimento superior aos R$ 800 mil da Prefeitura de Canoas na melhoria e modernização da estrutura física. Foram realizadas pintura externa, renovação da fachada, caminho coberto entre as dependências, revisão elétrica interna, consertos, adequações e instalações hidráulicas, reconstrução das calçadas nas entradas da escola, reforma dos banheiros masculino e feminino e troca de portas e fechaduras. A capacidade da rampa de acesso para cadeirantes também foi ampliada.

 

Continue Reading

Ensino

CES participa da 3ª Copa Brasil de Matemática Mangahigh

Published

on

Após vencer o Desafio Ninja de Matemática Mangahigh em junho, os alunos do Colégio Espírito Santo tentarão conquistar mais um troféu da Copa Brasil de Matemática Mangahigh. Em 2016, o CES sagrou-se campeão nesta competição. E na primeira edição, realizada em 2015, a escola foi vice-campeã. Este ano a competição se realizará de 26 de setembro a 10 de outubro, oferecendo como premiação kits de robótica para as três instituições com maior pontuação geral, além de medalhas ouro, prata e bronze conforme os pontos individuais dos estudantes.

A 3ª Copa Brasil de Matemática é uma iniciativa da Mangahigh e tem por objetivo levar aos alunos e escolas brasileiras a última palavra em tecnologia educacional adaptativa para o ensino-aprendizagem da matemática no âmbito da competição, que é aberta e gratuita para todas as escolas participantes. A Mangahigh é uma empresa britânica líder mundial em sua área de atuação.

Continue Reading

Ensino

Projeto Reviver realiza formatura de duas turmas

Published

on

Foi realizada no dia 16 de agosto, no Centro de Eventos Reviver, na Rua Nerci Pereira Flores, a formatura das duas turmas do Projeto Rede Social Reviver “Qualificação Profissional Preservando o Meio Ambiente”. O projeto beneficiou 120 jovens que até então encontravam-se em situação de vulnerabilidade social.

Durante a execução do Projeto, estes jovens tiveram a oportunidade de se qualificar para o mundo do trabalho participando do Curso de Assistente Administrativo com ênfase em Meio Ambiente e colocando os conhecimentos adquiridos em prática nas empresas parceiras de Porto Alegre e Grande Porto Alegre, que os cotizaram como aprendizes. A Iniciativa foi realizada em parceria com a Petrobras, Clube Soroptimista Internacional de Porto Alegre e Região Brasil.

A mesa foi composta por: Maria Helena Riquinho dos Santos, Coordenadora Geral da Associação Reviver e Coordenadora Soroptimista do Pilar Programas da Região Brasil; Juliana Fortes, Presidente Clube Soroptimista Internacional de Porto Alegre; Lorena Winckler, Presidente Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Iltamar Rodrigues, Presidente Lions Clube Canoas Centro; Bruna Bertol, Representante da Empresa parceira Bivel Iveco; André Arnold, Representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; Rubielson Medeiros, Secretário Municipal Adjunto de Cultura; Franciele Valle, Educadora Social do Meio Ambiente da Reviver e Guilherme Nascimento da Silva, representante dos jovens.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm