Policial
Operação Integrada é realizada na área do Perdigão, no bairro São Luís
As ruas João Goulart e Juscelino Kubitschek, na área conhecida como Perdigão, no bairro São Luís, costumeiramente palco de rachas, som alto e de perturbação da ordem, ficaram tranquilas nas noites de sexta-feira, 23, e sábado, 24. No local, foram iniciadas a 24ª e a 25ª operação integrada entre as forças de segurança: Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e agentes de trânsito. A iniciativa foi motivada por inúmeras reclamações de moradores sobre perturbação noturna.
A ofensiva, que se estendeu do início da noite até o final da madrugada, teve o objetivo de combater, de forma preventiva, rachas, veículos com som alto, embriaguez ao volante e uso de entorpecentes, principalmente por menores de idade, entre outros delitos. Simultaneamente, também foram montadas blitz nas esquinas das avenidas Inconfidência com Santos Ferreira e Farroupilha com Santos Ferreira.
50 agentes, 15 viaturas e até ônibus
Somente na sexta-feira, a operação contou com mais de 50 agentes e 15 viaturas, além de motos. Até o ônibus de monitoramento da Guarda Municipal integrou a ação. O veículo, que ficou estacionado na esquina da Inconfidência com Santos Ferreira, é equipado com uma câmera para filmar em 360º.
“Objetivo é manter a ordem e o sossego do cidadão de Canoas. Isso mostra que a segurança pública está empenhada”, explica o diretor da Guarda, Fábio Reis.
O comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Valdeci Antunes dos Santos, garante que a preocupação é evitar que a população seja perturbada pela atitude de alguns. “Entendemos que todos têm o direito de expressão e de se divertir, mas esse direito acaba quando fere o dos outros”, explica.
Balada Segura
A noite de sexta-feira, 23, contou também com uma operação Balada Segura na Santos Ferreira. Ao todo, os agentes da Diretoria de Fiscalização da Secretaria de Transportes e Mobilidade fiscalizaram 81 motoristas, sendo que 19 foram autuados, cinco removidos, 12 CNH recolhidas e 11 condutores foram autuados por embriaguez ao volante ou recusa. “A operação visa coibir, fundamentalmente, os excessos de alguns motoristas que ainda não se deram conta de que álcool ou qualquer outro tipo de droga não combinam com direção”, sublinha o titular da pasta, Ademir Zanetti.
Apoio da Secretaria de Obras
A operação integrada contou com o apoio da Secretaria de Obras. Servidores da pasta fizeram o bloqueio das ruas João Goulart e Juscelino Kubitschek, no bairro São Luís com tubos de concreto. “A Secretaria foi convidada para contribuir com a operação e prontamente aceitamos e aqui estamos integrados ajudando amenizar as ocorrências no final de semana”, afirma o secretário adjunto de Obras, Robson Borges.
Policial
Trensurb combate comércio irregular no metrô
A Trensurb entregou à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) de Canoas 1.201 mercadorias apreendidas em ações de combate ao comércio irregular no metrô. A SMDE mantém um termo de cooperação técnica com a empresa. A entrega foi realizada na última quinta-feira, 13, e os produtos foram apreendidos nos últimos 30 dias.
Foram entregues à Secretaria: 917 produtos perecíveis (balas, alfajores, torrones, etc.), 118 adaptadores USB para celulares, 69 fones de ouvido, 36 marca-páginas, 33 pares de meias, 15 carregadores portáteis de celular e 13 cartões.
O material apreendido passa agora por uma triagem. Os produtos perecíveis são descartados devido a possíveis riscos à saúde de eventuais consumidores. O restante pode ser retirado pelo ambulante na SMDE desde que comprovada sua origem por meio da apresentação de documentos, como notas fiscais. Por se tratar de comércio ilegal, ele também deve pagar multa para retirar as mercadorias. Se não houver a procura desses produtos não perecíveis por parte dos vendedores, eles são doados a entidades assistenciais do município.
Cooperação dos usuários
O comércio não autorizado de produtos nos trens e estações, bem como a mendicância, são proibidos pelo regulamento do usuário do metrô, além de serem motivo de reclamações diárias recebidas pela Central de Atendimento ao Usuário da Trensurb. A fim de desestimular essa prática, a empresa faz um apelo para que os usuários do sistema nunca comprem nada de vendedores irregulares nem deem esmola nos trens e estações. Os passageiros podem denunciar o comércio irregular, a mendicância e o uso indevido do metrô – além de entrar em contato em casos de emergência – ligando para (51) 3363-8026, número disponível 24 horas por dia.
Destaques
Operação fecha laboratório de produção de drogas sintéticas em Canoas
A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira,11, a Operação Pai Nosso, em Canoas. Policiais da 4ª Delegacia de Investigação (DIN) do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DENARC) fecharam um laboratório de produção de drogas sintéticas no bairro Mathias Velho, em Canoas. Três homens e uma mulher, do núcleo da organização criminosa, foram presas. Grande quantidade de droga sintética foi apreendida.
Na residência, situada atrás de um importante hospital de Canoas, foi aprendida grande quantidade de drogas sintéticas e insumos. O local era um dos principais centros de produção e distribuição de drogas sintéticas do Estado do Rio Grande do Sul.
O esquema envolvia remessas de substâncias químicas para diversos destinatários, utilizando a entrega pessoal e até postal, em quantidades pequenas, a fim de não levantar suspeitas das autoridades, inclusive das responsáveis pela fiscalização dos produtos. O material apreendido poderia render até 50.000 mil comprimidos de ecstasy, sendo que o faturamento a partir da venda desta quantidade da droga poderia chegar a um milhão de reais.
O Diretor de Investigações do DENARC, delegado Mario Souza, declarou que “um verdadeiro laboratório do narcotráfico foi encontrado e desativado”. Com relação à produção de drogas sintéticas e o consumo no RS: “normalmente temos a entrada de ecstasy na cadeia de consumo do RS a partir de laboratórios de Santa Catarina, fronteira com o Paraguai e da Europa.” Nessa ação “comprovamos a existência de um considerável esquema de produção de ecstasys dentro do Estado do Rio Grande do Sul.”, afirmou o Delegado Souza.
Foram apreendidos no local metilenodioximetanfetamina (MDMA – substância psicoativa do ecstasy); álcool isopropílico, benzoquinona, acido esteárico, frascos de cetamina, cloreto de amônia, ácido clorídrico e 12 quilos e 400 gramas de maconha de alta qualidade, conhecida como “clone. Também foi encontrado no local balança de precisão, bujões de gás, molde (prensa) para a prensagem e produção de comprimidos de ecstasy; diversos potes com pó colorido utilizados para dar cores vibrantes aos comprimidos da droga, equipamentos para misturar os produtos e gerar a matéria base do ecstasy, dois veículos e celulares. Por fim, destaca Souza “que novas fases da Operação Pai Nosso serão implementadas, visando o possível indiciamento de indivíduos.”
Notícias
Insegurança: 34 escolas municipais foram arrombadas somente no segundo semestre de 2016
A Guarda Municipal registrou 34 arrombamentos a escolas municipais de Canoas no segundo semestre de 2016. Somente em dezembro, a escola Ceará, no bairro Mathias Velho, foi invadida em três ocasiões. Todas as ocorrências foram entre 23 e 4 horas da madrugada.
As escolas de Ensino Fundamental são as que mais sofrem com o vandalismo: 19 EMEFs tiveram arrombamentos nos últimos seis meses do ano passado. As escolas infantis tiveram 15 assaltos registrados. Metade dos arrombamentos ocorreram em escolas dos bairros Guajuviras e Mathias Velho.
Mais segurança nas escolas
Com a transferência dos guardas, as escolas Carlos Drummond de Andrade e Paulo Freire (ambas no Guajuviras), Ceará (Mathias Velho) e Governador Walter Peracchi Barcellos Peracchi (Olaria) agora contam com vigilância à noite, entre às 19 e 7 horas.
Escolas que receberam segurança:
EMEF Carlos Drummond de Andrade – Quadra X, nº 400 – Setor 5 – Guajuviras
EMEF Governador Walter Peracchi de Barcellos – Rua Alberto Rodrigues de Oliveira, nº 125 – Olaria
EMEF Ceará – Rua São Paulo, nº 465 – Mathias Velho
EMEF Paulo Freire – Rua Ernesto Che Guevara, nº 281 – Guajuviras
-
Destaques8 anos ago
Ação multa motoristas por prática de rachas na Avenida Inconfidência
-
Destaques8 anos ago
Confira as seções eleitorais de Canoas e Nova Santa Rita
-
Business5 anos ago
Tabela de Horários e Itinerários do Sistema de Transporte Público Municipal
-
Destaques6 anos ago
Endereços das seções eleitorais de Canoas e Nova Santa Rita
-
Destaques7 anos ago
Verão Canoas com Art promove oficinas e espetáculo gratuitos
-
Política6 anos ago
Empresário Marcos Daniel Ramos assume Secretaria de Serviços Urbanos de Canoas
-
Geral6 anos ago
Igreja Universal promove evento Agente da Comunidade
-
Comunidade9 anos ago
Condomínio construído em área de risco que pertence ao programa Minha Casa, Minha Vida