A outorga da Medalha Pinto Bandeira, entregue a Ricardo Kulpa, Professor Norberto Nesello e a Edy Majewski foi realizada nesta quarta-feira, 21, na Praça da Emancipação. Honraria máxima concedida na cidade, a comenda reconhece a contribuição de personalidades ao município, Estado ou país e marca a abertura da Semana de Canoas, que completa 78 anos de emancipação política em 27 de junho.
“As pessoas que escolhemos agraciar neste ano representam perfeitamente o slogan que rege a nova administração: ‘Criar, Construir e Viver’”, destacou o prefeito, Luiz Carlos Busato (PTB), ao assinar os decretos das condecorações. A vice-prefeita, Gisele Uequed (Rede), também elogiou os homenageados: “Canoas, que inicia hoje as comemorações do seu aniversário, a cada dia é mais humana, empreendedora e mobilizadora. E os nossos três homenageados simbolizam tudo isso”.
Educando gerações
Com contribuição direta na formação de centenas de canoenses, a trajetória de Irmão Norberto Nesello se entrelaça ao desenvolvimento de diferentes gerações da cidade. Professor desde 1950, o homenageado dedicou quase seis décadas às salas de aula.
Vanguarda empresarial
O executivo Ricardo Kulpa, que acentuou o empresariado de Canoas com a implantação da indústria Pavioli, recebeu a medalha pela contribuição não só econômica ao município, mas pelas ações sociais nas quais se empenhou durante anos.
Representatividade feminina
Diretora da Câmara de Vereadores de Canoas por 30 anos, Edy Majewski foi além da vida pública em sua luta pelo espaço das mulheres na sociedade, melhorando suas condições de vida. A soroptimista, sócia-fundadora do Clube de Canoas em 1981 e referência na área, pertence à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas.