Timoneiro

Casa dos Rosa recebe exposição do artista plástico Ricardo Schulz

quadro

Foto: Derli Colomo/PMC

A partir da próxima segunda-feira, 17, a Casa dos Rosa, em Canoas, recebe a exposição Ricardo Schulz: em Paisagens Familiares”, do artista plástico Ricardo Schulz, morto em dezembro de 2015. A entrada é franca e a exposição ocorre de terças-feiras a domingo, das 9 às 18 horas. Na segunda-feira, às 19 horas, ocorre uma solenidade de abertura da exposição aberta ao público.

Será a primeira exposição de arte na Casa dos Rosa desde a sua reinauguração, em novembro de 2016. “Paisagens Familiares” terá em torno de 40 obras de óleo sobre tela e aquarela, todas expostas no térreo da casa. O local conta com estacionamento gratuito, cafeteria e playground.

Com curadoria de Ivone Frare e Airan Milititisky e supervisão pedagógica de Rejane Ledur, a mostra apresenta pinturas doadas por famílias que adquiriram os trabalhos de Schulz. Além de já ter programada a visita de alunos de escolas municipais, o local também irá promover formações para professores da rede pública.

A partir desta primeira exposição, o térreo da Casa dos Rosa será utilizado especialmente para essa finalidade. Outras exposições de arte já estão agendadas para os próximos meses.

Conheça mais sobre o trabalho de Schultz

Nascido em 1931, em Taquara, Ricardo Schulz é autor de obras de arte que se caracterizam pela pincelada pastosa, ou “facada” pastosa. Uma de suas singularidades, costumava pintar paisagens com uma faca, fazendo-a, às vezes, de espátula.

Seus quadros têm inspiração no impressionismo, lembrando trabalhos de artistas como Claude Monet, Edouard Manet, Edgar Degas e Auguste Renoir.

As paisagens de Schulz são janelas que se abrem diante dos olhos para valorizar memórias e emoções. Algumas de suas obras podem ser apreciadas no Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs). Schulz é um dos principais artistas que viveu e produziu em Canoas, referência e orgulho para a arte da pintura gaúcha.

O artista morreu em dezembro de 2015, aos 84 anos.

Sair da versão mobile