A Prefeitura de Canoas aderiu à Hora do Planeta 2017, que ocorrerá no próximo sábado, 25, das 20h30min às 21h30min, quando as luzes do prédio da Prefeitura, dos monumentos da Praça do Avião e da Praça da Força Aérea Brasileira (FAB), do Parque dos Rosa e da Vila Mimosa serão apagadas por uma hora.
Além disso, a Secretaria de Serviços Urbanos está executando a troca das lâmpadas convencionais pelas de LED em diversas áreas do município, como no Parque Capão do Corvo e na Praça do Avião. O consumo de energia é 70% menor. “A troca das lâmpadas vai eficientizar todos os espaços públicos da cidade. Além da redução no consumo de energia, teremos também economia financeira”, afirma o secretário Juarez Hampel.
Futuramente, novos prédios construídos pela administração municipal também deverão observar a preservação ambiental. “Vamos fazer um decreto e todo o prédio público novo que for construído em Canoas deverá ter captação de energia solar e aproveitamento da água da chuva. Nós estamos fazendo a nossa parte para preservar o meio ambiente”, explicou o prefeito Luiz Carlos Busato.
Em um vídeo publicado na página da Prefeitura de Canoas, a vice-prefeita, Gisele Uequed, convocou os munícipes a participarem avisando a administração sobre postes que precisam de manutenção. “Queremos fazer uma ação conjunta com o cidadão. Quando estiver andando pela cidade, pelas praças, e vir uma lâmpada acesa durante o dia ou apagada durante a noite, avise a Prefeitura nos comentários do vídeo. Faremos um mutirão na próxima semana para corrigir esses defeitos”, explicou a vice-prefeita.
O secretário do Meio Ambiente, Cristiano Pacheco, destaca que a Prefeitura está apostando em novas fontes de energia. “A Hora do Planeta é muito importante para alertar a sociedade de um processo que está em andamento e que não tem mais volta, que é a substituição das energias fósseis, como o petróleo e carvão. A energia solar é a energia da vez”, adiantou o secretário.
Hora do planeta
A Hora do Planeta é um ato simbólico organizado pela WWF onde cidades desligam as luzes de monumentos e cidadãos no mundo todo diminuem o consumo de energia. A Hora do Planeta propõe uma reflexão sobre o aquecimento global. Este ano, o movimento ocorre no sábado, 25, entre 20h30min e 21h30min.
