A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) comunica alterações de tráfego na rótula do Guajuviras e em algumas vias do entorno. As mudanças entram em vigor às 8 horas desta sexta-feira, 10, e têm o objetivo de trazer grandes benefícios à mobilidade na região.
Haverá mudança de preferencialidade na rotatória, a fim de atender a legislação vigente (a preferência será dos condutores que circulam por ela). Também será alterado o sentido nas duas primeiras quadras – a partir da Avenida Boqueirão – da Rua Alexandre de Gusmão e da primeira da Rua Ernesto da Silva Rocha, em sistema binário. A consequência será a ordenação do fluxo dos veículos que se dirigem da Avenida Boqueirão em direção ao Bairro Estância Velha, e vice-versa, em especial aos do transporte coletivo.
A Diretoria de Manutenção e Sinalização iniciou o trabalho na última terça-feira, 7, para implantação total nesta sexta-feira. As trocas atingem em especial o transporte coletivo e seus usuários. Assim, as paradas de ônibus das linhas L2 e Circular dos Hospitais foram remanejadas da Rua Alexandre de Gusmão para a Rua Ernesto da Silva Rocha, 2.126, exatamente no mesmo alinhamento da antes existente, a 60 metros da Avenida Boqueirão, sentido Bairro Guajuviras → Bairro Estância Velha. Após a primeira quadra, na travessa Doze, o itinerário permanece pela rua Alexandre de Gusmão. A empresa Sogal, responsável pelas linhas de ônibus, foi notificada na semana passada e divulgada aos usuários.
Conforme o secretário adjunto de Transportes, Anderson Rosa, durante sete dias, equipes de agentes de fiscalização de trânsito estarão monitorando os motoristas na região nos horários de pico.
Além disso, esses locais receberam revitalização e pintura de faixas, eixos e sinalização de setas na pavimentação, complementando as indicações das placas no entorno. As conversões das vias procuram dar mais desenvoltura para o trânsito. Segundo estatísticas da SMTM, nos últimos dez anos, houve um aumento de 65% no fluxo de veículos no município, o que pede novos desenhos de trajetos para tornar o deslocamento da população mais fluído e seguro.