O secretário de Cultura de Canoas, Mauri Grando, em conversa com O Timoneiro, informa que a Prefeitura não realizará o Carnaval de Canoas em 2017. Segundo Mauri, a atual situação financeira do município contribuiu para a decisão.
“Neste formato competitivo, com desfiles e premiações, não haverá Carnaval em Canoas. A única possibilidade é com uma ação da iniciativa privada”, afirma o secretário. Ele ainda destaca que esta não é uma definição apenas de Canoas, sendo que outras cidades também adotaram a medida.
Segundo Mauri Grando, serão economizados mais de R$ 500 mil com relação aos gastos do ano passado, “é um dinheiro que poderia ser redirecionado para vagas em creches ou para outras prioridades”, avalia o secretário.
“Se as escolas conseguirem levantar dinheiro na iniciativa privada, será feito. Não temos nada contra o Carnaval. Estamos abertos a alguma solução diferente desta” diz Mauri, que receberá representantes das Escolas de Samba da cidade ainda nesta quarta-feira, 11, para discutir alternativas para a comemoração da data.
Grando reafirma a importância da cultura e deixa claro que não está tratando o Carnaval com demérito. O secretário se comprometeu a prestar apoio institucional às muambas ou outras manifestações realizadas na cidade.
Documentário
O secretário ainda anunciou a realização de um documentário que contará a história do Carnaval de Canoas. A produção será feita pela equipe da Secretaria de Comunicação da prefeitura. Segundo Mauri, a iniciativa não ira gerar gastos ao município.