“Seu trabalho é reconhecido por toda a comunidade canoense. Ele promoveu o crescimento da Paróquia, hoje muito fortalecida e com grande participação dos fiéis em todos os seus eventos”, destacou Dario. O parlamentar lembrou que a notícia da transferência do padre mobilizou a comunidade, que defende a sua permanência no município. “Sabemos que ele continuará com a sua missão, beneficiando outras comunidades”, salientou o parlamentar.
Em seu pronunciamento, padre Flávio lembrou da chegada a Canoas pouco tempo depois de sua ordenação. “É uma relação bonita de 20 anos e que não dá para esquecer”, afirmou. O pároco defendeu a necessidade de mais apoio dos municípios à Igreja diante do trabalho social realizado. Além do Título de Cidadão Canoense, padre Flávio recebeu o Troféu Canoas.
“Sembre bonito quando a sociedade reconhece que a gente faz o bem. Minha saída é para uma missão grande em Porto Alegre, na Paróquia Sagrada Família. O desafio é fazer com que as pessoas, que hoje muito pouco vão à igreja, voltem a frequentá-la. Depois destes mais de 20 anos na comunidade Nossa Senhora das Graças, é claro que meu coração está apertado, mas é muito bom ver como o trabalho rendeu frutos e o quanto as pessoas da minha paróquia se envolveram nesta caminhada”, disse o padre ao jornal O Timoneiro.
Trajetória
Nascido em 29 de outubro de 1967, em Bom Princípio, Flávio Canísio Steffen foi ordenado diácono em junho de 1995 na Paróquia São Luiz Gonzaga, em Porto Alegre. Ordenado sacerdote em 27 de janeiro de 1996 na Paróquia Nossa Senhora da Purificação, em Bom Princípio, por Dom Altamiro Rossatto, celebrou a sua primeira missa solene na Capela Cristo Rei, em Arroio das Pedras, em sua cidade natal. Escolheu como lema sacerdotal: “Servir com amor e alegria”.
Após a ordenação, foi nomeado vigário na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Canoas. A partir de fevereiro de 1996, passou a atuar com o cônego Engelberto Hartmann, falecido em julho de 1997. No mês seguinte, em agosto, foi nomeado pároco da comunidade de Nossa Senhora das Graças.