Depois de várias semanas de expectativa, foram anunciados na quarta-feira, 23, os quatro primeiros nomes do secretariado do novo governo, que terá Luiz Carlos Busato (PTB) como prefeito e Gisele Uequed (Rede) como vice-prefeita. Luiz Roberto Steinmetz, mais conhecido como Beto Steinmetz, será o Secretário de Governo. Já na Fazenda, a titularidade da pasta fica com João Carlos Almeida dos Santos. Francisco De Paula Figueiredo foi escalado como Procurador-Geral e Airton Souza será o responsável pelas Relações Institucionais.
Pasta estratégica
O escolhido para a Fazenda, João Carlos Almeida dos Santos, é auditor do Tribunal de Contas do Estado. Segundo Busato, esta pasta é estratégica em qualquer governo, principalmente em momentos de crise financeira como o país passa no momento. “João tem o perfil técnico e a experiência que procurávamos para ser o responsável pelas finanças de Canoas”, disse o prefeito eleito.
Nomes esperados
Quem acompanhou o pleito deste ano já podia esperar os nomes do vereador Airton Souza (PP) e de Beto Steinmetz (PTB) no secretariado do novo governo. O trabalho de coordenação de campanha desempenhado por ambos foi fundamental para a vitória de Busato. Airton encerra no final do ano o terceiro mandato como vereador, pois abriu mão da reeleição para apoiar Busato, contrariando decisão do diretório municipal do partido. Steinmetz é atualmente o presidente municipal do PTB em Canoas.
Retorno ao cargo
Figueiredo retorna ao cargo de Procurador-Geral do Município, função que já desempenhou entre 1998 e 2000, durante o último mandato do prefeito Hugo Simões Lagranha.
Sem previsões
Na ocasião do anúncio dos primeiros quatro secretários, o prefeito eleito afirmou que os próximos nomes não têm previsão de anúncio. “Ainda estamos escolhendo os nomes para ocupar as pastas. Alguns já estão bem encaminhados, mas antecipo que, a exemplo dessas indicações que fizemos hoje, os próximos nomes terão muita capacidade para gerir as pastas designadas”, disse Busato, que voltou a afirmar que todos os escolhidos terão conhecimento técnico da área relacionada à pasta que vierem a ocupar.
Beto Steinmetz – Secretário de Governo
Arquiteto, urbanista e empresário, é o presidente do diretório municipal do PTB Canoas e membro da executiva estadual do partido desde 2012. Foi vereador e presidiu a Câmara de Vereadores na legislatura de 1993. Exerceu o cargo de presidente na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CICS Canoas – 2003/2007) e na Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL Canoas – 2007/2011 ), ambos por dois mandatos. De 2011 a 2012, atuou como presidente da autarquia Instituto Canoas XXI.
João Carlos Almeida dos Santos – Secretário da Fazenda
Economista e bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e pós-graduado em administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Servidor público estadual desde 1980, inicialmente foi técnico da Secretária da Fazenda. Em 1991, assumiu o cargo de auditor no Tribunal de Contas. Na Secretária Estadual de Obras, exerceu os cargos de assessor especial e secretário adjunto.
Airton Souza – Secretário de Relações Institucionais
É empresário e atuante em trabalhos sociais. Em 2004, foi eleito vereador pela primeira vez. Foi reeleito nas duas próximas legislaturas sendo o vereador mais votado de Canoas. Por dois anos ocupou o cargo de presidente da Companhia de Indústrias Eletroquímicas, subsidiária da Corsan. Em 2010, candidatou-se a deputado estadual, conquistando 23.000 votos. Concorreu novamente a deputado estadual em 2014, mantendo a votação. No último pleito municipal, não buscou a reeleição a vereador por decisão própria.
Francisco De Paula Figueiredo – Procurador-Geral
É advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), especialista em Direito Público e servidor público de Canoas há 27 anos. Foi professor na Ulbra Canoas e São Jerônimo de 1995 a 2013. Exerceu o cargo de Procurador-Geral do município, no ano de 1998 até 2000, e adjunto, de 2009 a 2010. Foi Procurador-Geral do município de Triunfo, em 2011, e técnico jurídico na Delegações de Prefeituras Municipais (DPM). É o assessor jurídico da autarquia Canoas XXI desde 2011.