Timoneiro

Rotary Day tem sua primeira edição no sábado em Canoas

2016-11-03-10-27-31

 

Por Marcelo Grisa

 

Canoas terá o seu primeiro Festival Rotary Day neste sábado, 5, na rua Victor Kessler, no Centro. A via será bloqueada das 14 às 22 horas para receber uma agenda cultural que tem a promessa de agradar canoenses de 5 a 75 anos. A entrada é franca. Dez por cento de todo o dinheiro arrecadado pelas atividades será revertido para ações sociais do Rotary Club Canoas Empreendedor.

Evento internacional

O evento existe em diversas cidades do mundo e foi concebido em 2014 pelo Rotary Internacional, que existe desde 1905. Na primeira edição do Festival na cidade, de acordo com a organização, a intenção é promover o encontro entre moradores dos mais diversos bairros para conviverem e formarem novos amigos.

Para o presidente do Rotary Club Canoas Empreendedor, Estevam Muzykant, é importante realizar ações contínuas para agregar os canoenses em torno de quem mais precisa. “O nosso foco de atuação hoje são as crianças. A sala de informática da Pestalozzi, a pintura na Escola São Mateus, no Mathias Velho, e a Creche Pinóquio, na Rio Branco, são ações que colocam a gente em direção à ajuda à comunidade”, aponta.
Dentre as atividades do Rotary Day, produzido pela Parapluie Produtora com o patrocínio de mais de 30 empresas canoenses, estão previstas a presença de exposição de carros e motos, parede de escalada, seis brinquedos para diversão dos pequenos, apresentações teatrais, bancas de economia criativa com ilustradores, designers e artesãos, bem como oito food trucks e shows de seis bandas.

Os destaques ficam para o grupo de dança do Instituto Pestalozzi e o som de Raulzito Amorim e Os Feras, banda dedicada a fazer covers fidedignos dos clássicos de Raul Seixas. Além deles, estarão no palco o músico Fernando Rampon e as bandas Superclan, Isidoro Pilsen, Skabout e Fuss. Mais informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook – www.facebook.com/RotaryDayCanoas.

Há valor no companheirismo

Em Canoas, o festival valoriza os princípios rotarianos, alguns deles, descritos no site oficial da organização dizem que são prioridades do Rotary: “o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir” e “a aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e paz entre as nações”. Para o presidente Estevam, a expectativa de fazer algo novo na cidade enquanto a entidade ajuda os habitantes dela é ainda maior.

O evento, idealizado por Silvio Formenton e Thiago Gonçalves, ambos moradores da rua Victor Kessler, vai arrecadar recursos também para a realização de outras ações sociais do Rotary Empreendedor de Canoas, como o Drive Frango, que já tem sua 14ª edição marcada para o próximo dia 10 de dezembro. “Serão mil frangos vendidos para arrecadar mais dinheiro para ajudar cada vez mais as crianças canoenses”, afirma Estevam Muzykant.

Sair da versão mobile