Timoneiro

Jairo abre consulta para concessão do transporte coletivo

Jairo Jorge abriu consulta para licitação do transporte coletivo. Foto: Bruno Lara-especial/OT

Jairo Jorge abriu consulta para licitação do transporte coletivo. Foto: Bruno Lara-especial/OT

Embora o prefeito Jairo Jorge (PT) tenha sido incisivo ao negar que havia a possibilidade de abrir concorrência para o transporte público coletivo na cidade, a ação deve ocorrer ainda antes de deixar o cargo. Após ter sua candidata e vice, Beth Colombo (PRB) derrotada nas urnas, Jairo Jorge deixou de lado o discurso de que isso era impossível em função de uma multa revisória impagável deixada pelo prefeito Marcos Ronchetti (PSDB).

Na quinta-feira, 3, a Prefeitura lançou uma consulta pública para que a população opine sobre as regras para o transporte coletivo na cidade, a exemplo do que fez Ronchetti ao renovar o contrato com a Sogal/Vicasa por mais 10 anos. Segundo o órgão, um edital está sendo preparado para concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros no sistema aeromóvel e em ônibus. A Consulta ficará disponível no site do Município: www.canoas.rs.gov.br, no período de 3 de novembro a 5 de dezembro de 2016. O Município terá o prazo de até 15 dias úteis após o encerramento da consulta para avaliar os questionamentos, sugestões e críticas e adequar o edital para a publicação definitiva.

Além do edital e seus anexos, os interessados poderão retirar os projetos básicos e plantas da obra, mediante requerimento. Os questionamentos, requerimentos, sugestões e críticas deverão ser encaminhados, exclusivamente, pelo e-mail: consulta.aeromovel@canoas.rs.gov.br até o dia 5 de dezembro de 2016. Além disso, uma audiência pública será realizada no dia 18 de novembro, às 14 horas, no Auditório Sady Schiwitz.

O ex-procurador-geral do município, o advogado José Carlos Duarte, afirma que prepara notícia crime e mandado de segurança para protocolar no Ministério Público contra a medida adotada pelo governo Jairo Jorge.

 

30 anos

A notícia gerada pela equipe de comunicação do atual prefeito não deixa claro os procedimentos que serão adotados. São 23 arquivos disponibilizados no site da Prefeitura sobre o aeromovel e sobre os ônibus que deverão ser integrados ao sistema. Segundo o exposto na minuta de contrato de concessão do transporte coletivo de passageiros pelo prazo de 30 anos.

A equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Canoas, mas não responderam as dúvidas levantadas como o tempo de vigência dos contratos e se o contrato é para novas linhas de ônibus ou para substituir a atual empresa até o fechamento desta edição. Tentou contato também com o prefeito eleito, Luiz Carlos Busato (PTB), que não se pronunciou.

Sair da versão mobile