Timoneiro

Moradores de Mathias e Harmonia reclamam de água suja nas torneiras

Moradores reclamam da qualidade da água. Foto: divulgação

Moradores reclamam da qualidade da água. Foto: divulgação

Aos menos nos bairros Mathias Velho e Harmonia, os moradores repararam na noite da segunda-feira, 31, que a água que saia das torneiras não era insípida (sem sabor), nem inodora (sem cheiro), tampouco incolor (transparente). A substância sai dos canos escura, com cheiro de barro, o que também transparece no gosto.

Para Logeval Ferreira, morador do bairro Mathias Velho há 58 anos, a situação é sazonal. “A qualidade da água é boa, mas às vezes isso acontece. No mínimo uma vez por mês”, comenta. A sua preocupação é, também, sobre a tarifa, pois mesmo com a água sem qualidade, o relógio continua rodando e a conta, mesmo com um serviço sem qualidade, chegará ao final do mês. “A água inutilizada completamente e o relógio contando”, complementa.

Para Regina Moraes, que também é do Mathias, o problema foi ainda mais grave pela manhã, hora de tomar banho para ir ao trabalho. “Tomei banho de barro”, critica. Segundo ela, a situação não é um fato isolado, pois acontece com frequência.

A Prefeitura de Canoas e a Corsan foram procuradas, mas ainda não se pronunciaram.

 

Atualização: 03/11/2016, às 11:46

Nota da Corsan

“Devido a problemas operacionais, a Corsan precisou executar, nesta segunda-feira (31), manobras na rede para abastecer parte de Canoas. A alteração no fluxo de água causou o desprendimento de substâncias presentes na tubulação. Tais substâncias são oriundas do processo de tratamento e causam alteração na cor, porém não afetam a potabilidade da água. A Companhia está realizando expurgos na rede, o que deverá normalizar a coloração da água ainda nesta terça-feira (1º)”.

 

Centenas de reclamações

Segundo a Prefeitura Canoas, o Executivo estava monitorando a situação,
“tendo constatado que a Corsan recebeu, somente até o meio dia desta terça-feira, 1º, 400 reclamações no 0800 da companhia. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foram feitas notificações à Corsan, tanto pelo Vigiagua, da Vigilância Sanitária, quanto pela Secretaria de Meio Ambiente, que é a fiscalizadora do contrato de concessão do serviço, podendo acarretar em multas à empresa”.

Segundo os moradores, a situação da água foi normalizada na quinta-feira, 3.

 

VÍDEO

Sair da versão mobile