Neste domingo, 30, o deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB) foi eleito como novo prefeito de Canoas. Busato derrotou a atual vice-prefeita Beth Colombo (PRB). O novo governo terá a advogada ambientalista Gisele Uequed (Rede) como vice-prefeita.
Busato foi o segundo colocado no primeiro turno, mas para o segundo turno contou com o apoio de Felipe Martini (PSDB), que obteve mais de 14%¨dos votos. Além disso, pesou para a vitória do novo prefeito a apreensão de dinheiro ilegal pela Polícia Federal no comitê de Beth Colombo e na casa do tesoureiro dela. Ao todo, a PF recolheu mais de R$ 500 mil, que a candidata alega não serem dela ou da sua campanha.
O novo prefeito foi vereador em Canoas e também secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Rio Grande do Sul. Atualmente está em seu terceiro mandato como deputado federal. Além disso, Busato fez mais de 20 cursos de especialização nas áreas de Arquitetura e Engenharia. Exerceu a função de secretário municipal de Planejamento Urbano no município de Canoas, tendo participado da elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano.