Timoneiro

Prefeitura alerta para risco de alagamento no Paquetá e na Rua da Barca

Canoenses aproveitam cheia para pescar no acesso à Praia do Paquetá pela BR-448. Foto: arquivo-2015-Bruno Lara/OT

Canoenses aproveitam cheia para pescar no acesso à Praia do Paquetá pela BR-448. Foto: arquivo-2015-Bruno Lara/OT

A Prefeitura de Canoas emitiu alerta por volta do meio-dia desta quarta-feira, 19, para risco de alagamento na Prainha do Paquetá e na Rua da Barca em função de um aumento no nível do rio dos Sinos. O volume da precipitação, segundo o órgão, já atingiu 194,4 mm de domingo até esta quarta-feira.

A imagem de satélite da madrugada de hoje mostra nuvens carregadas e com chuva forte sobre a metade Norte do Rio Grande do Sul. Em Canoas, nas próximas horas, o tempo segue instável com chuva de moderada a forte, acompanhada de raios e trovoadas. As projeções indicam acumulados acima dos 50 mm em pontos da cidade até o final do dia.

A Defesa Civil mantém o alerta para o risco de novos transtornos no município. Desde o início do período de tempo severo na cidade – de domingo, 16, até esta quarta-feira  -, o volume de chuva foi de 194,4 mm, índice superior à média prevista para o mês de outubro que é de 120 mm.

 

Sinos

Uma precipitação volumosa foi observada na bacia do rio Jacuí, no Centro do Estado, pode ter impacto no nível do rio do Sinos, na Praia do Paquetá.  Conforme a Defesa Civil do Município, o Sinos está subindo rapidamente. O nível está em 2,34m e a água já atinge as ruas da prainha. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Gilmar Pedruzzi, são 60 famílias residentes no local. Na Rua da Barca, no Mathias Velho, a situação ainda não é grave, mas a possibilidade de alagamento é uma realidade.

Segundo a Prefeitura, não há nenhum registro de alagamento nas ruas das regiões Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste e as equipes das subprefeituras seguem realizando ações preventivas de hidrojateamento da rede de esgoto pluvial e de limpeza dos postos de visita e bocas de lobos. As casas de bombas continuam operando normalmente, e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos retirando entulhos descartados irregularmente no entorno das valas da cidade.

Sair da versão mobile