Timoneiro

Ações auxiliam famílias e inovam nas vendas

abertura

 

Por Marcelo Grisa

Nesta semana se comemorou o feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida. Entretanto, é também o Dia das Crianças. O Timoneiro foi atrás de exemplos relacionados a esse dia e ao cuidado com os pequenos na cidade.

Cuidando da infância

Em uma casa simples na Av. República, no começo do bairro Mato Grande, fica a Comunidade Tia Cleusa, que funciona há 28 anos servindo sopão e auxiliando mais de uma centena de crianças. O projeto, nos últimos anos, também proporciona aulas de Matemática e um projeto de pequenos músicos, além de realizar festas na Páscoa, no Natal, e, claro, no Dia da Criança.

A fundadora, a dona de casa Cleusa Maria de Campos, explica que tudo começou quando ela perdeu um filho. Para superar a depressão, decidiu ajudar as crianças – e não parou mais. “Se eu parar, aí é que fico doente”, admite. Neste ano, a comemoração para cerca de 200 crianças ocorre no domingo, dia 16 de outubro, a partir das 15 horas, no número 1421 da avenida.

Outro projeto vigente há 25 anos é a Creche Pequeno Comerciário, mantida pelo Sindicato dos Empregados do Comércio de Canoas (Sindec). Segundo o presidente, Antonio Fellini, “as trabalhadoras canoenses precisam deste serviço sem o custo alto das creches particulares”.

Vendendo diversão

O comércio não está exatamente empolgado com a data, já que, segundo o Sindilojas Canoas, não há previsão de crescimento nas vendas. De acordo com o presidente, Denério Rosales Neumann, “a previsão é de que essa força retorne para o Natal”.

Apesar da empolgação do mercado, as prateleiras seguem abarrotadas de brinquedos. Ou não, já que algumas lojas aproveitam a crise para se lançarem com conceitos diferentes, como a Toca dos Brinquedos (Rua Dr. Barcelos, 250).

A proprietária, Maria Conceição Antpack, diz que inaugurou o negócio depois de quase quatro anos de planejamento. O gerente, Renato Bittencourt, fala que a intenção é oferecer espaços que encantem crianças e adultos. Há a intenção de que os espaços da loja abriguem, no futuro, oficinas e demonstrações de arte para crianças.

Sair da versão mobile