A 14ª edição da Feira do Livro de Niterói, que integra o Circuito de Feiras do Livro, segue até sábado, 8, na praça Dona Mocinha. Em 2016 a patrona do evento é a escritora Ancila Dani Martins.
“Nosso foco são os alunos das escolas do bairro. Tanto que criamos um projeto incentivando a escrita com o tema sobre os Jogos Olímpicos de 2016 transformado em um livro que estaremos distribuindo durante a Feira”, disse o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Niterói (ABNIT), Valdir Dall’Agnol.
O presidente da ABNIT entregou à patrona e ao escritor homenageado placas ressaltando seus trabalhos e participação na Feira. A patrona falou sobre a importância da leitura, do papel das feiras dos bairros, do trabalho realizado nas bibliopraças e biblioparques.
O lema “Ler é Semear no Futuro a Prosperidade”. Ao final da cerimônia de abertura, a Associação Legato apresentou um esquete de seus espetáculos teatrais com o tema da inclusão.
Em sua trajetória, a Feira do Livro do Bairro Niterói trouxe diversos nomes de peso para o bairro e foi pioneira ao, na sua quarta edição, eleger um autor de histórias em quadrinhos como patrono. O escolhido foi Daniel HDR, que foi o primeiro brasileiro a publicar quadrinhos no Japão, além de trabalhar para as maiores editoras dos Estados Unidos. A iniciativa abriu espaço para os profissionais do nicho, uma vez que depois disso diversos eventos de todo o país apostaram em quadrinistas como patronos e isso hoje é prática comum.