Timoneiro

Ousadia nas propostas marca reta final da campanha eleitoral

Por Bruno Lara

Nesta última reportagem da série que visa ouvir todos os postulantes ao Executivo de Canoas, os candidatos falaram sobre mais três temas centrais para a gestão da coisa pública: Mobilidade Urbana, Cultura e Gestão. Tirando a modéstia da semana passada, quando trataram com cautela a Educação, a Segurança e o Meio Ambiente, os candidatos ousaram em grandes índices como a redução de Cargos em Confiança (CCs).

Mobilidade Urbana

Tema de discussão em todo o mundo cabe aos prefeitos a maior parte do trabalho, desde a realização de estudos técnicos até a contratação das empresas que executam as obras que visam melhoras o transporte da população. Aqui, os candidatos externam seus planos para o futuro da cidade. Todos eles, por exemplo, prometem realizar licitação para o transporte público coletivo urbano.

O Aeromóvel, outro projeto polêmico na cidade, apresenta posições diversas: três candidatos são contrários e apenas uma favorável. O Uber, aplicativo dos Estados Unidos que já possui trabalhadores na cidade, foi outro ponto levantado. Neste ponto específico, todos se esquivam e falam em conversar com a população. Por fim, são abordados os grandes projetos, de anos de planejamento e execução como túneis e rebaixamento do trem. Todos eles se comprometeram em, de formas diferentes, tocar os projetos em frente.

Cultura

A cultura é central no modo de agir de uma comunidade. Por isso, o prefeito possui papel tão importante na disseminação ou não de recursos financeiros, bem como projetos de valorização de artistas locais. Um dos questionamentos diz respeito aos pontos históricos do município. Mais um ponto em comum onde todos concordam em preservá-los e não se arriscam em grandes promessas.

As formas de incentivar artistas locais também não foram ponto de discórdia. A criação de espaços amplos para trazer a cidade shows e eventos de maior porte fazem parte das promessas dos quatro candidatos, assim como os parques do município, que deverão receber atenção, sobretudo na parte esportiva, de qualquer um dos vencedores do pleito.

Gestão

Item de responsabilidade única do gestor do município, embora fiscalizado pelo Legislativo, a gestão da coisa pública é ponto de grande discussão, embora todos tenham o mesmo ponto de vista: todos prometem reduzir o número de Cargos em Confiança (CCs). No que tange a corrupção, todos discordam na forma de combatê-la, mas concordam na importância de fazê-lo.

O plano de carreira dos servidores, aí sim, é um ponto de desarmonia completa. Alguns acreditam ser bom, outros um equívoco total. Ponto findado também, disponível nas palhinhas abaixo e ao lado, é o gasto com propaganda de governo. Todos prometeram reduzir o custo atual na área.

 

Sair da versão mobile