Na manhã desta segunda-feira, 26, a Polícia Civil, em parceria com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e a secretaria municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) desencadeou a Operação Ramificações. Segundo a polícia, as investigações visavam combater o tráfico de drogas, crime de roubo e porte ilegal de armas de fogo, além de receptação de veículos na cidade e na região metropolitana e já somam sete meses. Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão incluindo, também, cinco mandados de apreensão de adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas.
Segundo a delegada Kátia Rheinheimer, durante a ação, quatro suspeitos foram presos e quatro adolescentes infratores foram apreendidos assim como mais de 50 celulares, drogas e uma balança de precisão encontrados no Instituto Penal de Canoas (IPC), onde mais de cem presos cumprem pena em regime semiaberto. Em outro local foi apreendida uma arma, munição e mais 500 gramas de maconha.
Participaram da Operação Ramificações 170 policiais civis e 44 agentes daSuperintendência de Serviços Penitenciários(Susepe). A Polícia Civil ainda contou com o auxílio da Secretaria de Segurança do município de Canoas, através do departamento de trânsito. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional gaúcho.