Em nota divulgada na noite deste domingo, 25, o PRB, partido da candidata a prefeita de Canoas, Beth Colombo, lançou a sua explicação a respeito da ação realizada pelo TRE e pela Polícia Federal durante a tarde. A nota admite que os agentes buscavam no diretório municipal do partido um material que continha acusações contra outro candidato. O texto da nota reforça a acusação feita pelo prefeito Jairo Jorge, em carreata realizada no sábado, 24, que deu a entender que o candidato Luiz Busato (PTB) pode ter relação com o esquema de supostas fraudes em urnas eletrônicas.
Os agentes do TRE confirmaram que a ação do dia 25 não tem relação com a Operação Suffragium, que apreendeu mais de R$ 500 mil reais em dinheiro não contabilizado entre o comitê de Beth Colombo e a casa de seu tesoureiro de campanha Guilherme Ortiz na quinta-feira, 22.
O que chamou a atenção durante a ação de domingo, que também foi esteve no diretório municipal do PT e em uma gráfica em Porto Alegre, foi a presença da Polícia Federal acompanhando a equipe do TRE, por opção da juíza responsável, e não da Brigada Militar. Até o momento o Tritunal não comentou os motivos da escolha.
PRB se pronuncia:
Em nota, o partido afirma: “O PRB Canoas informa que a Justiça Eleitoral esteve em sua sede e na ocasião as autoridades buscavam um material específico, que retratava uma denúncia de esquema de fraude de urna eletrônica , como foi amplamente divulgada pela imprensa. Esta denúncia foi feita pelo prefeito de nosso município, Jairo Jorge. A investigação aponta suspeita de interesse na fraude por parte de um candidato à prefeitura do município da Região Metropolitana, sendo esse um parlamentar gaúcho com foro privilegiado. Embora não tivessem mandado específico para entrar na sede do PRB, o presidente Leonardo Kovalew, entendeu ser importante a entrada das autoridades , pois um dos princípios que rege na conduta do partido é a transparência. Ainda não há conhecimento da justificativa da ilegalidade do material. Por fim, nosso intuito é informar a população sobre condutas suspeitas do candidato da sigla adversária. Além disso, esperamos que a Justiça Eleitoral também tome medidas com relação a diversos pedidos realizados por nosso partido”.
O que diz Busato
No sábado, após o prefeito ter afirmado em carreata que Luiz Busato tem relação com a quadrilha das urnas, o deputado federal expressou sua indignação através de nota oficial, dizendo: “É uma acusação totalmente infundada e inclusive não condiz com a atitude de alguém que ocupa o cargo de prefeito. Fica evidente o desespero de Jairo ao perceber o declínio da candidatura de sua companheira, principalmente diante dos fatos trazidos à tona através de investigação da Policia Federal. Nesta reta final de campanha seguiremos levando a população as nossas propostas para um governo focado nos canoenses, com uma gestão técnica e formada por quem tem ficha limpa”.