Timoneiro

Sinprocan: “42,8% das escolas não atingiram o índice esperado no IDEB”

O Sindicato dos Profissionais em Educação de Canoas (Sinprocan) divulgou na última quinta-feira que os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o qual classificou como “duvidoso”, foram preocupantes. “Se observarmos atentamente os resultados do duvidoso IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, 18 escolas, de um universo de 42, não atingiram as metas propostas em 2015 para 4º e 5º ano, ou seja, 42,8%”, diz a nota do sindicato.

Nas séries finais, 8º e 9º ano, o resultado, segundo o Sinprocan, é pior ainda: “24 escolas participaram do exame. Apenas duas, 8,3%, atingiram as metas propostas”, aponta. Analisando as duas escolas que atingiram a meta proposta, uma teve 5,3, nota idêntica a da meta, e a outra 4,7 de uma meta 4,0. “Teve uma escola que obteve IDEB 2,5 de uma meta de 3,5, nem com uma meta tão baixa conseguiu atingir o objetivo”, diz o sindicato. Em uma análise de 4º e 5º e 8º e 9º, segundo analisou, apenas duas escolas conseguiram cumprir as metas propostas em ambas as categorias .

“Não creio que este índice nos mostre a realidade de uma escola. Serve como parâmetro, mas não determina e nem pode servir como meio de atingir um fim. Quem tem que mostrar, com inteligência, a situação de uma escola é a própria”, opina o secretário de comunicação do Sinprocan, Luiz Fernando Giacomelli Conte.

Em números

Dados enviados pela Prefeitura mostram, em análise conforme resultado do IDEB 2016, que nos anos iniciais 21 escolas fundamentais superaram entre si o índice observado; duas não foram avaliadas em 2013, pois foram inauguradas em 2014; e 24 igualaram ou avançaram o IDEB projetado.

Nos anos finais, duas avançaram o projetado; 14 realizaram a prova pela primeira vez; seis não participaram “por não terem alunos suficientes na turma no dia da aplicação da prova (mínimo 20 alunos); e 02 por não terem a turma de 9º ano em 2015”.

Não significativos

A Secretaria Municipal de Educação (SME) afirmou que: “Temos percepção de que o resultado observado de algumas escolas não foram significativos. Ressaltamos que a Secretaria Municipal de Educação, em 2015, ofertou sistematicamente Formação Continuada em todas as áreas do conhecimento de forma interna e externa. Segundo o órgão, ainda em 2015, “a avaliação interna Canoas Avalia estendeu-se a todos os anos do Ensino Fundamental, incluindo prova de redação”. “Vale lembrar que o resultado do IDEB tem por base além da aprendizagem, os índices de reprovação e evasão escolar”, lembra.

 

FOTOS

Sair da versão mobile