Timoneiro

Conheça melhor as propostas dos candidatos ao Executivo

Por Bruno Lara

O Timoneiro preparou para seus leitores uma série de reportagens que busca ajudá-lo na hora de decidir seu voto no dia 2 de outubro. Até a semana das eleições, os quatro postulantes à Prefeitura de Canoas respondem 36 questionamentos de nove pontos específicos: saúde, educação, segurança, meio ambiente, inclusão social, mobilidade urbana, cultura, economia/emprego e gestão. Eles foram escolhidos com base em uma criteriosa pesquisa entre os assuntos historicamente abordados e os problemas contemporâneos, apontados com maior frequência desde a última eleição, realizada em 2012. O espaço e o formato foram previamente acordados em reunião com os coordenadores de cada chapa. Na primeira semana, os assuntos abordados serão:

Saúde

Os questionamentos na área da saúde são voltados para os três hospitais da cidade. O Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) e o Hospital Universitário (HU), de responsabilidade da Prefeitura, tem a gestão terceirizada, e o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), parceria público-privada entre a ABC e a Prefeitura, que também administra UPAs, UBSs e Farmácias.
Também são questionados o sistema de marcação de consultas, denominado Teleagendamento, e a pesquisa “Desejos para a saúde”, do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers).

Inclusão Social

A segunda área de atuação é a inclusão social. Os questionamentos foram realizados com base no direito de minorias representativas como mulheres, negros, a comunidade LGBT e deficientes físicos e mentais, para citar alguns dos exemplos. Também são abordados temas como os projetos federais Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família, uma vez que o gestor municipal tem responsabilidades no processo e, com sua atuação, pode ajudar ou atrapalhar sua execução.

Economia/emprego

O aumento substancial de número de desempregados no território nacional chama a atenção e as atitudes dos gestores podem mudar seu rumo. Por isso, OT se baseou em três eixos. O primeiro tem como referência o desemprego, as atitudes que os postulantes ao cargo pretendem tomar para a retomada das vagas de emprego no município complementam o campo.

A atual situação dos cofres do município, que alguns acreditam estar em débito com credores, e o que pretendem fazer para captar mais recurso ou cortar despesas é o segundo. As opções ideológicas, questionadas especificamente nas Parcerias Público-Privadas (PPP) e na importância dos programas sociais e das contas públicas fecham este bloco.

Na próxima semana, você poderá conferir em OT o que os candidatos pensam, propõem e prometem para a educação, a segurança e o meio ambiente.

 

 

 

 

ç

Sair da versão mobile