Timoneiro

#Dia2: Candidatos apostam em expor propostas dos planos de governo

Por Bruno Lara
@bruno_lds

 

O segundo dia de campanha eleitoral na cidade teve uma movimentação maior dos candidatos da majoritária do que da proporcional. Eles focaram em divulgar quais são as suas ideias para, se eleitos, botarem em prática quando assumirem, em janeiro, o posto desejado. Alguns apostaram em atos maiores, outros no corpo a corpo. Os candidatos a vereança utilizaram o dia para alterar as fotos de perfil e de capa na rede social Facebook, que promete ser um termômetro nestas eleições, tendo pretendentes apostando apenas na plataforma para vencer o pleito.

 

Beth Colombo

A campanha começou com uma caminhada do Comitê Central até o Parque Eduardo Gomes “para pedir proteção divina nessa trajetória”, escreveu Beth. Ela aproveitou também para repercutir vídeos do lançamento oficial da candidatura, ocorrido no Clube Tradição na terça-feira, 16. Com a presença de autoridades, deputados e do atual prefeito, apostou no discurso feminista. “Mulher pode sim e vai!”, declarou para a casa lotada.

Entre as propostas, destacou para na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (Sics), 60 medidas que formam seu plano de governo. Geração de emprego e renda, sobretudo na educação, saúde, habitação, segurança, mobilidade e esporte norteiam o plano. Falou na criação de quatro centros de especialidades médicas, dar continuidade ao Aeromóvel e aumento na distribuição de moradias, ampliação do efetivo da Guarda Municipal, além de dar continuidade aos projetos em andamento do atual governo.

A coligação “Bloco do Orgulho Municipal (BOM)” é composta por PRB, PT, PDT, PP, PSB, PCdoB, PSD, PROS, PPS, PV, PTC, PTN e PHS.

Foto da candidata à prefeitura Beth colombo (PRB) com seu vice, Mário Cardoso, e o atual prefeito Jairo Jorge (PT). Foto: Divulgação/internet

 

Felipe Martini

Felipe Martini, candidato pelo PSDB e seu vice, Roberto Feijó, se reuniram com o diretor da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Metroplan, Enio Meneghetti, no que disse ser “para analisar os Projetos contra enchentes em desenvolvimento e também do Plano Hidroviário para os próximos anos”. Ele aproveitou para atualizar fotos do perfil e de capa na rede social Facebook.

Na terça-feira, 16, ele aproveitou para compartilhar cinco diretrizes da campanha: “A Coligação “Para unir Canoas”, está acima das diferenças ideológico partidárias e propõe a renovação política”; “Nossa Coligação, buscará sempre exaltar as qualidades e potencialidades do povo Canoense”; “Nossa Coligação não faz promessas! Firma compromissos”; “O Plano de Governo da Coligação “Para unir Canoas”, não se esgota em si mesmo”; e “nossos candidatos e candidatas a vereador estão em sintonia com a Agenda”. O plano em si tem três eixos de atuação, 10 programas e duas diretrizes permanentes.

A coligação “Para Unir Canoas (PUC)” é composta por PSDB e DEM

Candidato Felipe Martini (PSDB) em visita à Metroplan com seu vice, Roberto Feijó (DEM). Foto: Divulgação/internet.

 

Luiz Busato

O candidato do PTB divulgou nas redes sociais um vídeo gravado na rua Santos Dias da Silva, no Mathias Velho, onde ele, sua vice, Gisele Uequed, e o coordenador de campanha, vereador Airton Souza, pegaram um ônibus. Criticou que “apenas 71 ônibus da frota de Canoas são adaptados com acessibilidade”. O personagem do vídeo foi o cadeirante Jair Silveira, que teve dificuldades para subir na calçada. “Essa frota (adaptada) já deveria estar completa no final de 2014. Foi um decreto assinado que, por 10 anos, a frota deveria estar 100% acessível”, disse.

Eles conversaram com populares dentro do coletivo que reclamaram do tempo de espera nas paradas. Ao fim, assumiram o compromisso de realizar uma licitação no transporte coletivo, além da criação de um “plano diretor integrado de mobilidade urbana”, do “estudo para implantação de BRT”, e de um “Sistema Integrado de Transporte Coletivo com prioridade para ciclovias e calçadas com acessibilidade universal”.

A coligação “Por Uma Canoas de Verdade” (PUCV) é composta por PTB, Rede, PEN, PMDB, PMN, PR, PRP, PRTB, PSC, PSDC, PTdoB e Solidariedade.

Candidato Luiz Carlos Busato (PTB) ao lado do coordenador de campanha, vereador Airton Souza. Foto: divulgação/internet.

 

Paulo Sérgio

O candidato do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Paulo Sérgio, atualizou a foto de perfil na rede social Facebook e também a foto de capa. Ele aproveito as redes para divulgar posicionamentos políticos. Em um vídeo divulgado na noite da terça-feira, 16, ao lado de sua candidata a vice, Ceni Bonato, a chapa manifestou repúdio a uma reportagem veiculada pelo jornal de circulação estadual Zero Hora no domingo, 7.

Ele acredita ter sido excluído da reportagem. “Paulo Sérgio aparece como terceiro colocado nas pesquisas eleitorais”, disse Ceni. “Nossa candidatura não está apresentada. Estamos indignados. Compartilhe a mudança”, convocou o socialista que, segundo ele, está a “frente de candidaturas tradicionais da direita como PSDB e DEM”. Ele também aproveitou as redes para divulgar a candidatura de vereadores do partido que concorrem no município. “Porque a vida pede coragem” é a frase que tem utilizado.

O PSOL não coligou com nenhum partido e apresenta candidatura de prefeito e vice própria.

Reprodução do vídeo do candidato Paulo Sérgio (PSOL) com sua vice Ceni Bonato (PSOL). Foto: reprodução/internet.

Sair da versão mobile