Timoneiro

O Timoneiro – 50 anos de resistência

Arte da capa da edição 2715 de O Timoneiro, comemorativa aos 50 anos do jornal. Arte: Vanderlei Dutra.

Arte da capa da edição 2715 de O Timoneiro, comemorativa aos 50 anos do jornal. Arte: Vanderlei Dutra.

 

Por Émerson Vasconcelos

 

Na reunião em que aceitei a responsabilidade de produzir os textos deste caderno especial de 50 anos de O Timoneiro, recebi uma diretriz, que na verdade foi consenso entre todos que estavam presentes naquele dia: o foco deveria ser RESISTÊNCIA.
O Timoneiro resiste como veículo de comunicação independente desde sua fundação, em 1966. O jornal passou por momentos de crise e sempre se reergueu, jamais se submetendo às vontades dos poderosos e sempre se posicionando ao lado da população.
Não há em Canoas um veículo de imprensa que tenha mais tempo de vida que OT. E quando se fala em tempo de vida, pode soar estranho, já que o termo não foi cunhado para fazer referência a empresas e sim, obviamente, a seres vivos. Mas um jornal é muito mais do que um empresa, é um ideal. E os ideais vivem através das pessoas que os perpetuam.

Nestes 50 anos, O Timoneiro sempre teve vida própria, sustentada pelo empenho de seus colaboradores e, principalmente, de seus leitores. Para se manter vivo, precisou resistir a diversas adversidades e, em contrapartida, sempre valorizou e defendeu os setores da sociedade que, assim como ele, resistiram e resistem a atitudes autoritárias de governantes de todas as esferas.

A entrevista com o co-fundador Antônio Canabarro Tróis filho, que está publicada neste caderno especial, é o fio condutor deste caderno. Foi através desta conversa com Tonito, como ele é mais conhecido, que pude saber em quais fatos de resistência de OT deveria focar nas reportagens a seguir.

Nas próximas páginas, será possível conhecer algumas das pessoas que resistiram, ao lado de OT, durante os últimos 50 anos. Da mesma forma, abordaremos instituições que são exemplo de resistência, como os clubes canoenses, que apesar de todas as adversidades, continuam de portas abertas.

No âmbito social, a resistência ganha contornos mais pesados. Basta lembrarmos de algumas lutas históricas dos canoenses, nas quais OT se engajou. Seria inviável produzir um caderno de cinquentenário que não ressaltasse a preocupação deste jornal com temas como saúde, meio ambiente, segurança e habitação. Resistimos ao lado do povo sempre que os interesses da população foram ameaçados nestas áreas, assim como em tantas outras.

Este aniversário de O Timoneiro é sim motivo de comemoração e de muita felicidade, mas também é hora de relembrar grandes momentos e de renovar nosso compromisso de seguir em frente, lutando e resistindo ao lado de nossa cidade.

 

LEIA MAIS

OT 50 anos – “A ética é a medida exata do uso da razão a serviço de uma causa justa e digna”

OT 50 anos – MUITO OBRIGADO

OT 50 anos – um jornal feito por muitas mãos

OT 50 anos – de engajamento em causas ambientais

OT 50 anos – Há cinco décadas acompanhando os problemas das vilas

 

OT 50 anos – de militância por melhorias na saúde

Clubes se reinventam para manter portas abertas

 

Sair da versão mobile