Timoneiro

Canoas terá terminal portuário para grãos no Paquetá

Prainha do paquetá Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Canoas

Prainha do paquetá Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Canoas

O Governo do Estado anunciou nesta terça-feira, 19, que a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu licença autorizando a empresa Nidera Sementes a implantar terminal portuário para recebimento, armazenamento e expedição de grãos no município de Canoas.

Segundo o órgão, o empreendimento terá capacidade total de armazenamento de 90 mil toneladas e contará com cais de atracação, sistemas de recebimento, pesagem, amostragem, transporte e armazenamento de grãos, além de prédio administrativo.

Para a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini, trata-se de uma obra de grande importância, pois vai retirar das rodovias centenas de caminhões que hoje transportam grãos para o porto de Rio Grande.

 

O terminal portuário vai operar na estrada da Prainha do Paquetá, próximo a rodovia do Parque (BR-448) com área construída planejada em mais de 56 mil metros quadrados, ocupando uma área total superior a 140 mil metros quadrados, devendo atuar com 62 funcionários.

Porém, apenas a licença foi autorizada. O empreendedor ainda deve submeter à aprovação do Departamento de Biodiversidade da Sema projeto de Reposição Florestal Obrigatória em que se compromete com o plantio de 764 mudas de espécies nativas da região.

 

LEIA MAIS:

Homenagens a Navegantes e Iemanjá marcadas pelo diálogo inter-religioso

Doações aos atingidos pelas chuvas chegam de todos os lados

PACOTÃO: Previsão do tempo, ecoturismo e construção de bacias de contenção

Sair da versão mobile