Por Marcelo Grisa
@marcelogrisa
A ANAPPS – Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social – tem sede em Porto Alegre. Há oito anos, atende 40 mil idosos de Porto Alegre e da Região Metropolitana. O Timoneiro foi conhecer a história de sucesso da entidade e sua presidente, Maria Eunice Ribas, que garante que o objetivo não é apenas cuidar da saúde, mas ser uma Universidade da Felicidade. “É ensinar as pessoas a verem que nada acabou por causa da idade. A se sentirem úteis de novo, saírem do sofá e virem para cá, como costumamos dizer”, assegura.
A ideia da associação, que busca melhorar a qualidade de vida física, mental e emocional de seus associados pelos serviços prestados, foi uma ideia de Eunice e Nilton Belsarena, queviram a necessidade desse auxílio a uma população cada vez maior de idosos que não são assistidos por novas políticas públicas. As estatísticas confirmam: de acordo com o IBGE, a partir de 2030 apenas haverá crescimento na população de pessoas a partir de 45 anos ou mais.
Hoje, com baixo custo, a ANAPPS mantém uma sede no terceiro andar Edifício Sulacap (av. Borges de Medeiros, nº 410), próximo à Estação Mercado da Trensurb. Por isso, a Associação pode atender muitas cidades pela facilidade de deslocamento via transporte público. Entretanto, a expansão para Canoas e outras cidades metropolitanas está a caminho. “Estamos pensando com muito cuidado a instalação de novas sedes como a de Porto Alegre. Nossa maior preocupação é que o serviço prestado à Família ANAPPS mantenha a qualidade e o ambiente siga sendo acolhedor a todos”, observa a presidente.
Cada membro da ANAPPS têm acesso a vantagens que incluem um curso de alfabetização para adultos, curso de informática para aposentados, academia, aulas de canto (que contam inclusive com um coral). Há também assistência jurídica, funeral, financeira e consultas mais baratas – tudo no mesmo prédio, facilitando o deslocamento principalmente para aqueles com mais dificuldades de locomoção.
Para manter o ambiente, todos os funcionários da entidade passam por treinamento, reciclagem e aprimoramento constantes. “Trazemos palestras, cursos e tudo o mais. É necessário porque as pessoas não têm paciência conosco e não existem pessoas treinadas para lidar com o idoso. Precisa ouvir e avaliar cada pessoa em sua necessidade quando chegam aqui”, explica Eunice.
Segundo a presidente, a ANAPPS construiu um trabalho com cuidado, e isso paga quando os familiares vêm conhecer o trabalho da entidade. “Eles vêm para cá para descobrir o que causou uma transformação tão grande na vida do seu pai, mãe, avô ou avó. Isso restaura o diálogo entre as gerações, que se perdeu hoje em dia com a vida corrida. As pessoas acham que o idoso não tem nada para passar para os mais novos, mas a convivência geracional traz ganhos para todos”, afirma.
O trabalho da ANAPPS também pode ser conferido no programa Pensando em Você, apresentado por Eunice Ribas, Nilton Belsarena e Fernanda Ponciano. A atração passa no canal 6 da NET de segunda a sexta, às 18h30min, aos sábados, às 10h30min, e aos domingos, às 20h30min. As gravações ocorrem todas as terças, às 14 horas, em Porto Alegre, no teatro do Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (rua dos Andradas, nº 1223) e trazem também convidados nacionais.