Na última segunda-feira, 27, o 5º Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA) – Esquadrão Pégaso, unidade da Força Aérea Brasileira sediada na Base Aérea de Canoas (BACO), foi acionado para uma missão de transporte de órgão.
Durante a tarde da segunda, por volta das 17h50min, o Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) acionou a tripulação de sobreaviso do Esquadrão, composta por dois pilotos, um mecânico e um comissário e, após 50 minutos de procedimentos padrões desde o acionamento, a aeronave C97 (Brasília) decolou com destino ao aeroporto Afonso Pena em Curitiba-PR.
Os tripulantes embarcaram a equipe médica responsável pelo transplante após o pouso e decolaram por volta das 20 horas para o aeroporto de Lages-SC. Lá a tripulação aguardou a equipe médica realizar todos os procedimentos cirúrgicos para a retirada do órgão e, à 1 hora da madrugada do dia 28, o Esquadrão Pégaso realizou o transporte de um coração para Curitiba.
Este já é o segundo transporte de órgãos feito pelo 5º Esquadrão de Transporte Aéreo da Base Aérea de Canoas nesta semana. “Mais uma vez, a FAB cumpre a missão de salvar vidas com o máximo de esforço e empenho, pois todos nós sabemos o valor que ela representa para a sociedade”, divulgou o Comando.
O V COMAR jurisdiciona todas as organizações militares da FAB nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Dentre elas estão as Bases Aéreas de Canoas, Santa Maria e Florianópolis, o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), os esquadrões de voo e os destacamentos de controle do espaço aéreo.