Timoneiro

Paralisação do SUS pode afetar serviços nesta terça-feira em Canoas

Assembleia do Sindisaúde no sindicato dos metalúrgicos de Canoas. Foto: Émerson Vasconcelos/OT

Assembleia do Sindisaúde no sindicato dos metalúrgicos de Canoas. Foto: Émerson Vasconcelos/OT

Os funcionários da Fundação Municipal de Saúde decidiram em assembleia organizada pelo Sindisaúde-RS,  na última sexta-feira, 24, que paralisarão suas atividades na terça-feira, 28, em adesão à campanha salarial unificada do Sindicato, que busca uma reposição de 15%. A paralisação pode afetar o atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, já que elas são hoje totalmente administradas pela Fundação.

O presidente do Sindisaúde-RS, Arlindo Ritter,  explicou, durante a Assembleia, que recebeu duas propostas da Fundação naquele mesmo dia, mas que ambas ainda não são o que a categoria busca, com valores bastante abaixo dos pedidos. A Funda~ção afirmou por e-mail aos funcionários que faltas injustificadas serão passíveis de advertência.

Embora a paralisação esteja marcada para todo o dia 28, um ato de protesto será realizado em frente ao Hospital Nossa Senhora das Graças e à Fundação a partir das 14h30min.

 

ERRAMOS: Atualizado em 28/06/2016 às 12:02.

Informamos que a Prefeitura fora consultada por nossa equipe e afirmou que “faltas justificadas serão passíveis de advertência”. A verdade é que a suposta ameaça chegou aos funcionários da Fundação Municipal de Saúde através de uma circular enviada pela direção da Fundação aos seus funcionários.

A informação foi obtida através de fontes que não serão reveladas por motivos de segurança. O e-mail, enviado por volta das 14h50min da segunda-feira, 27, tratando da reposição salarial da categoria, afirma:

 

“Prezados,

“Segue em anexo Circular realizada pela Diretoria Executiva da Fundação Municipal de Saúde de Canoas, reconhecendo a recomposição salarial para todas as categorias dos empregados públicos vinculados a esta Instituição.
“Desde já, informo que todas as Chefias imediatas devem informar seus colaboradores e dar ciência da presente Circular na data de hoje, com extrema urgência.
“Por fim, alerto que qualquer paralisação ou falta injustificada ao trabalho será passível de advertência em virtude da aceitação pelas categorias da proposta feita por esta Fundação Municipal de Saúde de Canoas.”

 

Sair da versão mobile