Timoneiro

Novos Guardas Municipais formados e nas ruas

Formatura de novos agentes da Guarda Municipal. Foto: Paula Vinhas/PMC.

Formatura de novos agentes da Guarda Municipal. Foto: Paula Vinhas/PMC.

A cerimônia de formatura da turma com 37 novos agentes da Guarda Municipal, na sexta-feira, 23, marcou o início da Semana de Aniversário de Canoas, que termina nesta segunda-feira, 27, com uma série de entrega de obras pelo município. Os mesmos já estão integrados ao contingente de 127 agentes agora autorizados a utilizar armas calibre 380 no exercício da função.

Na oportunidade, o prefeito Jairo Jorge fez a entrega de oito viaturas e assinou o convênio entre Prefeitura, Estado e Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) para o repasse de verbas mensais para a Brigada Militar (15 mil reais) e a Polícia Civil (10 mil reais). A verba, segundo o órgão, será destinada a melhorias em infraestrutura e compra de equipamentos.

“Hoje alcançamos uma nova etapa, de uma longa caminhada na luta contra a violência”, afirmou o secretário Alberto Kopittke, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC). O documento também foi assinado pelo secretário, pelo comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Oto Amorim, pelo delegado titular da 2ª Delegacia Regional de Polícia Metropolitana, Edílson Chagas Paim, e também pelo presidente do Consepro, Werner Spieweck, além do prefeito.

Para o secretário “o crime só é organizado quando o poder público atua de forma desintegrada. Por isso a integração é o pilar central deste trabalho realizado de forma compartilhada”, opinou afirmando que “o problema é muito mais amplo e complexo e exige uma mobilização de esforços por parte de todos os governantes”. Em nome da nova turma, falou a Guarda Daniele Marins: “cuidar das pessoas que não conhecem, mas querem proteger”.

O uso da arma de fogo ocorrerá em aproximadamente 30 dias, “após a liberação do porte pela Polícia Federal. A utilização é para maior proteção nas ações realizadas em apoio às polícias”, ressalta o órgão.

A Guarda Municipal atualmente conta com 25 viaturas, entre carros e motos, ao custo de R$ 23,9 mil ao mês em gasolina.

 

Foram 37 novos agentes formados. Foto: Paula Vinhas/PMC

Sair da versão mobile