Timoneiro

Coleta seletiva de Canoas tem cronograma alterado

Coleta seletiva. Foto: PMC.

Coleta seletiva. Foto: PMC.

Desde 2010 é realizada na cidade a coleta seletiva, exclusivamente feita por cooperativas de recicladores da cidade que ajudam a dar o destino correto aos resíduos descartados pela população. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em conformidade ao que determina o Plano Municipal de Coleta Seletiva, fará mudanças de roteiros e turnos para a coleta, que entrarão em vigor a partir do dia 4 de julho.
Em alguns bairros a mudança foi no dia em que a coleta será realizada. Não é o caso do bairro Niterói, que teve a coleta estendida para mais um dia na semana. As mudanças, segundo o órgão, se deram a partir de estudos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para aproximar os roteiros aos galpões/cooperativas diminuindo custos e distâncias. Assim, as cooperativas passarão a atuar nos quadrantes onde estão instaladas. Nas regiões Nordeste e Sudeste, a coleta será feita pelas cooperativas Renascer e Coorlas. Nas regiões Noroeste e Sudoeste, pela Coopecamate e Coopermag.
A Coleta Seletiva em Canoas é realizada por quatro cooperativas de recicladores (Renascer, Cooarlas, Coopecamate e Coopermag) e por mais duas (Cooperativa Mãos Dadas e Coopersol), que tratam exclusivamente da triagem dos resíduos recolhidos. Juntas, somam diretamente mais de 500 pessoas.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Todeschini, “o trato adequado dos resíduos recicláveis se tornou mais uma maneira de garantir renda e de dar o destino correto ao lixo que pode, novamente, se transformar em matéria-prima. Em tempos de crise, a reciclagem dentro das condições adequadas e regulamentada, se tornou um meio de vida com dignidade”.

O que é reciclável

Plástico em geral: copos, garrafas, sacos e sacolas, embalagens PET, canos e tubos de PVC, embalagens de produtos de higiene e limpeza.
Papel e papelão: jornais, revistas, cadernos, aparas de papel, cartolinas e papel cartão e caixas.
Vidros: embalagens de vidro em geral. Vidros quebrados devem ser embalados para evitar cortes no manuseio.
Metais, alumínio e aço: panelas, torneiras, latas de refrigerante, cerveja, ferragens, chapas, cobre e enlatados.
Sucatas: de ferro, cobre e arame.
Embalagens de Tetra Pack: suco, leite e iogurte.

Sair da versão mobile