Por Marcelo Grisa
Fundado em 29 de julho de 1966, o jornal O Timoneiro completará 50 anos de sua fundação no mês que vem. Para celebrar o cinquentenário deste semanário da forma mais adequada, será realizada, além de celebrações religiosas, oficiais (incluindo uma sessão especial na Câmara Municipal de Vereadores de Canoas) e uma série de entrevistas com personalidades importantes na história da cidade e da publicação, um grande jantar no Canoas Tênis Clube, no próximo dia 29 de julho.
Para isso, na última sexta-feira, dia 3, o diretor Jorge Uequed realizou a primeira reunião da comissão organizadora da festa no Edifício Cadoro, no Centro da cidade. São 50 pessoas que ajudarão nos mais variados aspectos da festividade. Além de trazer colaboradores de longa data e personalidades da cidade, Jorge também chamou a própria equipe que faz O Timoneiro hoje, com seus jornalistas, administradores e secretários.
Em sua fala, Uequed destacou a honra de continuar administrando o trabalho de Canabarro Trois filho, o Tonito, co-fundador e ainda hoje colunista do jornal. Além disso, enalteceu a importância de OT na vida dos canoenses. “A capilaridade de OT só é interesse porque o interesse comunitário está acima do empresarial. Temos o interesse, assim como muitas entidades que anunciam conosco, de manter o espírito do interesse público acima do governamental”, declarou o diretor, citando como exemplo os oito anos sem publicidade da Prefeitura da Canoas.
Para o co-fundador Antônio Canabarro Trois filho, o jornal, que nasceu da comunidade, felizmente continua sua missão até hoje. “O Timoneiro é o contraponto, e ao mesmo tempo, a verdade universal do povo canoense. Só questiona ela quem quer que a sua verdade seja a aceita”, apontou.
O presidente da comissão organizadora da festa de 50 anos de OT é Gercino Ferreira dos Santos, que também é presidente do Canoas Tênis Clube. Ele foi escolhido principalmente por sua capacidade e experiência na realização de eventos deste tipo. Ao chegar à reunião, mesmo sem saber de sua nomeação, Gercino já trazia consigo uma tabela prevendo os mais variados gastos com a festa, para entregar para o eventual organizador. Não precisou fazê-lo.
Surpreso em ser apontado, o presidente disse estar orgulhoso em ter esta tarefa. “Uma surpresa muito grande. Fui convidado para participar, mas não imaginaria que seria eleito. A contribuição do OT é ter um veículo de comunicação ativo por tantos anos, que permaneceu até agora sendo pioneiro. Ele entra nas vilas levando informações sem levar nenhum ônus, gratuitamente.”