O Departamento de Tratamento Penal (DTP)/ Trabalho Prisional e a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (AVESOL) vai viabilizar oficina de tear (equipamento que possibilita a tecelagem ou manufatura de tecidos) para dez apenados da galeria B da Penitenciária de Canoas I. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 18, pela assessoria de imprensa da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
A capacitação, segundo o órgão começa na segunda-feira, dia 23, e a conclusão está prevista para o próximo dia 3 de junho com carga horária de vinte horas e aulas ministradas no turno da manhã. O Canoas I foi inaugurado no mês de março e, segundo o Governo do Estado, acolhe apenados “com perfil diferenciado, trabalhadores e religiosos”.
Uma “triagem técnica” será realizada pelos agentes penitenciários antes do começo das atividades da galeria pela AVESOL, que é parceira de 100 organizações sociais que acolhem voluntários nas áreas da Saúde, Educação, Meio Ambiente, Geração de Trabalho e Renda, Cultura e Assistência Social. Os voluntários participam de projetos destinados às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Parceiros como a AVESOL são fundamentais para promover o tratamento penal dos apenados, nesse caso, oportunizando a aprendizagem e a possibilidade de gerar a própria renda”, destacou a coordenadora da divisão de trabalho prisional, Morgana Teodoro Rodrigues.