SAMIRA BAJA
Canoas perdeu esta semana uma das mais ardorosas admiradoras e defensoras. Faleceu a palestina e muçulmana Samira Baja. Chegou aqui no final da década de 60 e jovem casou-se com meu amigo Zuhair Baja. Construíram uma bela família, e ele faleceu em 96. E durante estes vinte anos, ela, com carinho, dedicação e competência, dirigiu os destinos da família, educou maravilhosamente os filhos e fez a organização empresarial. Primava pela humildade, respeito, solidariedade e uma ação persistente na defesa do direito das igualdades sociais e das liberdades religiosas.
Samira planejava tudo visando o respeito e o bem estar comum. Sobre o Brasil, dizia que esta pátria a recebeu com amor e carinho e que seu coração estava sempre entre a Palestina, de seus antepassados, e o Brasil, de seus filhos.
Perdi uma grande amiga e pessoa que eu e Rosemary vimos desenvolver as melhores qualidades de um ser humano. Seus filhos Muhamad, Zaira, Leonardo, Samir e Saher herdaram estas qualidades da mãe, herdaram as ótimas qualidades da mãe e do pai.
DILMA DO PT JÁ FOI
Com o afastamento da presidente Dilma pelo Senado, por 180 dias, o PT perde os milhares de cargos em comissão, milhares em funções gratificadas e milhares de contratos terceirizados que lhe rendiam milhares de reais para os cofres partidários. Dilma deu muitos prejuízos ao Brasil.
Agora falta o fim do governo Jairo Jorge do PT em Canoas, que também dá muitos prejuízos à cidade.
SALA DOS ADVOGADOS 2ª DPRM
A diretoria e o conselho da OAB Subseção Canoas convidam os advogados para a cerimônia de inauguração da Sala dos Advogados instalada na 2ª DPRM (Delegacia de Polícia Regional Metropolitana), que comemora como “mais uma conquista em benefício da classe, da sociedade e da cidadania”.
A cerimônia ocorrerá no dia 23 de maio de 2016, às 10 horas, na avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, nº. 2730, bairro Mal. Rondon.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
A Vigilância Sanitária é aquela parte do poder público que tem a função de proteger e promover a saúde da população, impedindo que ela seja exposta a riscos que possam levar a doenças, muitas delas graves, e até à morte.
À Vigilância cabe a fiscalização de serviços ou estabelecimentos que tenham potencial de causar danos a população, sejam decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Em suma, a Vigilância Sanitária fiscaliza desde a produção, transporte, armazenamento e comercialização de alimentos, medicamentos, insumos, passando pelos estabelecimentos de interesse à saúde e demais estabelecimentos que apresentem risco à população, como asilos, clínicas e escolas de educação infantil.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA II
Quando a Vigilância Sanitária recebe denúncias, por exemplo, de estabelecimentos que comercializam alimentos ou medicamentos vencidos, sem origem comprovada, impróprios para o consumo pela população, vai até o local, verifica a veracidade da denúncia e caso comprovada, apreende os alimentos, ou medicamentos inutiliza-os, retirando-os de circulação, evitando que pessoas consumam, fiquem doentes ou morram. Se recebe denúncias que a conservação de vacinas, em alguma clínica, não está ocorrendo corretamente, vai até o local e retira de circulação o lote mal conservado. Se recebe denúncias de hospitais, onde não estão sendo tomados os cuidados necessários contra as infecções hospitalares, interdita aquele setor e orienta as atitudes consideradas corretas. Se recebe denúncias de asilos, escolas, onde estão sendo desrespeitadas a dignidade de idosos e crianças, vai até o local, confere e aplica as sanções legais, caso necessário
VIGILÂNCIA SANITÁRIA III
Quando vão ocorrer operações policiais objetivando desbaratar quadrilhas de criminosos, jamais o Delegado solicitará autorização superior para agir. A única coisa válida, no caso é o ato de ruptura da lei. O mesmo deve se aplicar à Vigilância Sanitária, já que é um órgão fiscalizatório.
Mas circulam boatos nos corredores da Prefeitura de Canoas que as denúncias feitas para a Vigilância deverá, antes de ser apurada, ser comunicada ao Secretário da Saúde, que autorizará ou não a ação.
Caso isso seja verdade estaremos diante de um grande escândalo.
Aqueles cidadãos que apresentam denúncias devem cobras ações do órgão e saber o que foi feito e qual o resultado. Assim será comprovado ou afastado este boato. Como sempre o O Timoneiro apurará estes boatos e informará aos canoenses.
VEÍCULOS ABANDONADOS I
Foi aprovado na sessão do dia 10 o Projeto de Lei 26/2016, de autoria do vereador Airton Souza (PP), que dispõe sobre a remoção de veículos abandonados em logradouros públicos de Canoas. Segundo o texto, considera-se abandonado todo veículo estacionado em via pública por prazo superior a 30 dias e aqueles em visível mau estado de conservação, apresentando evidentes sinais de colisão ou ferrugem, ou for objeto de vandalismo ou depreciação voluntária.
Segundo o vereador, o tempo de abandono do veículo deverá ser contado a partir da denúncia, feita por qualquer cidadão. “A cada dia o número de veículos abandonados só cresce, já que o nosso município não dispõe de nenhuma lei que regularize estes casos. Isso acaba causando preocupação à população, pois os veículos abandonados são utilizados como depósitos de lixo, fazendo com que ocorra uma grande proliferação de bichos e insetos, causadores de doenças dos mais variados tipos. Além disso, os mesmos também servem como ponto de venda e consumo de drogas, esconderijo para assaltos e prostituição”, enfatiza Airton.
VEÍCULOS ABANDONADOS II
Nos casos em que ocorrer a constatação do abandono, o veículo será identificado, e o proprietário receberá notificação do órgão municipal competente para que efetue a retirada no prazo de 10 dias, sob pena de remoção. Caso não possua placas de identificação, o veículo deverá ser levado ao depósito municipal imediatamente. Se no decorrer de 90 dias, contados a partir da remoção, o proprietário não providenciar a retirada do veículo e o pagamento dos débitos tributários e de estadia, o bem será levado a leilão.
DINHEIRO FORA
Na foto, um automóvel locado pela Prefeitura de Canoas, emplacado na cidade do Rio de Janeiro. Com várias empresas canoenses e locadoras de automóvel, o governo Jairo Jorge do PT prefere as de fora de Canoas. Estas empresas recolhem os impostos dos veículos nas suas cidades e não em Canoas. Assim, o governo Jairo Jorge do PT continua jogando dinheiro fora. Talvez tenha algum motivo especial para evitar a fiscalização destes contratos, lá fora é mais difícil.