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Polícia Civil de Canoas oferece sistema de autoatendimento pioneiro no estado

Polícia Civil dispõe de nova tecnologia na DPPA. Foto: Bruno Lara/OT.

Polícia Civil dispõe de nova tecnologia na DPPA. Foto: Bruno Lara/OT.

 

Por Bruno Lara

 

A Polícia Civil inaugurou um novo serviço de atendimento ao cidadão na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), localizada no bairro Moinhos de Vento, em Canoas. Em funcionamento desde a segunda-feira, 25, o autoatendimento em um terminal na entrada do prédio oferece aos que procuram as instalações para registrar os Boletins de Ocorrência (B.O) mais agilidade.

Somente neste ano, a estrutura já registrou mais de 11 mil ocorrências até a quinta-feira, 28 de abril. Isso motivou a implantação do novo serviço que visa atender a demanda sem criar ainda mais filas. Segundo o delegado Juliano Ferreira, a tecnologia surgiu como uma solução para as filas, mas também para incentivar o uso da ferramenta online.

“Em torno de 100 ocorrências dia nós temos aqui na DPPA. Podemos dizer que uma média de nove a 10 flagrantes por dia. Quanto à Delegacia de Pronto Atendimento, eu posso dizer que é uma das mais pesadas, com maior demanda no estado. Então, nós temos um olhar atento porque é a que recebe o cidadão em um primeiro momento e isso é fundamental. É o nosso cartão de visitas. Por isso estamos dando uma atenção especial a DPPA de Canoas”, afirma.

Na cidade desde março deste ano, o delegado acredita que a maior parte das ocorrências são registros corriqueiros. “Não menos do que 30% destas 90, 100 ocorrências diárias são atípicas. Casos de fatos atípicos ou, também, aquelas que podem ser registradas via internet. Isso alivia o plantão. Aquelas ocorrências que são mais urgentes podem ser atendidas mais rapidamente e, também, é uma facilidade maior para o cidadão, um incentivo”, acredita.

 

Funcionamento

O novo serviço estará disponível de segunda a sexta-feira, em horário comercial, nos turnos da manhã e da tarde. A intenção é colocar dois estagiários fazendo uma espécie de triagem dos casos. Os de menor relevância, a estagiária orienta o que deve ser feito em um auto-atendimento realizado pelo próprio solicitante. Em casos mais complexos, a funcionária pode realizar o procedimento seguindo as informações do cidadão. “Nossa ideia é fazer algo diferente também fora do expediente e incentivar, criar a cultura do registro via internet”, comenta.

Ele lembra que o processo mudou e agora está mais ágil. “A alguns meses atrás, a pessoa registrava na internet e a homologação desse registro demorava em torno de dois, três, até quatro dias. Hoje não. Hoje o retorno é questão de minutos. Até duas horas a pessoa recebe a resposta por parte da instituição Polícia Civil homologando, e aquele documento vale para os fins que ela quer aquele documento”, pontua o delegado, revelando que a mudança possibilita dar primazia a casos de prioridade legal como roubo de veículos, furtos de veículos, violência doméstica e violência sexual.

 

Mais frequentes

Embora não divulgue números, Juliano explana que ocorrências ligadas ao tráfico de drogas são as recordistas, mas outras não ficam para trás. “Nós temos muito tráfico de drogas. O maior número de ocorrências, hoje, de flagrantes, é tráfico de drogas e porte ilegal de armas. Depois vem o furto e o roubo de veículos, a receptação de veículos, esses são os grandes recordistas do dia a dia da nossa DPPA”, revela Ferreira.

 

O que pode via internet

A maioria dos crimes não pode ser feitos via internet. Geralmente os que podem ser registrados online são aqueles crimes que não demandam da Policia Civil um olhar imediato. “O que registramos via online são roubo e furto de documentos e objetos, acidente de trânsito sem vítimas, perturbação da tranquilidade, calúnia e difamação, crimes contra a honra, maus tratos contra animais, localização de documentos e objetos e todos os casos atípicos podem ser feitos via online e eu sei que em um futuro próximo, vai ser ampliado para furto qualificado e outros crimes”, explica.

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