O Fórum das Entidades Empresariais e de Profissionais Liberais de Canoas pretende convidar todos os candidatos ao Executivo Municipal nas próximas eleições para conversar sobre os problemas do empresariado na cidade. O novo presidente, Luís Alfredo Touguinha Thomé (foto), que representa o Sindilojas no grupo de 16 entidades, fala em “interferir nas propostas” e sugerir temas para os postulantes ao cargo.
Thomé assumiu este mês a presidência do Fórum com mandato de seis meses. No posto pela segunda vez, ele acredita que o grupo precisa se revitalizar. “Com a criação dos conselhos municipais ele (Fórum) perdeu muita força no sentido deliberativo e no sentido consultivo. Então fizemos uma mudança de posição. Agora ele passa a ter mais um caráter reivindicatório. O objetivo é tratar dos interesses de todas as entidades empresariais, de tudo aquilo que rege a economia da cidade. Ele não existe como pessoa jurídica para termos uma isenção em termos de opinião, de posicionamento”, revela o atual presidente.
Diretrizes
Uma reunião na terça-feira, 26, foi convocada para definir as diretrizes que o Fórum seguirá. Dentre elas está um acompanhamento ao código de obras do município; acompanhar a situação dos hospitais, sobretudo a do Hospital Nossa Senhora das Graças; questionar o funcionamento das câmeras de segurança e do efetivo policial na cidade; e ajudar na construção de políticas para a educação. “Nessa primeira reunião, a base era elencar pontos. Nós somos pela livre iniciativa, contra qualquer indução de favorecimento”, salienta.
Propostas de governo das eleições também preocupam os membros. “Nós queremos interferir nas propostas de governo. Tanto saber o que os candidatos (as) estão pretendendo ou até o que nós podemos ajudar na formulação destas propostas”, revela Luís. O estacionamento na região central aos finais de semana é uma delas. “A gente até entende que durante a semana fica complicado, mas nós temos várias áreas que o comércio nos sábados de manhã e de tarde, no domingo de natal, as pessoas ficam limitadas a esse estacionamento que tem ai”, argumenta.