Na sessão de ontem, quarta-feira, 20, a Câmara de Vereadores de Canoas realizou Grande Expediente alusivo ao Dia da Polícia Civil e Militar do Brasil, celebrado em 21 de abril, por sugestão do vereador Juares Hoy (PTB). A solenidade prestou reconhecimento ao trabalho dos policiais.
Em seu pronunciamento, Hoy falou sobre a importância e a qualidade do trabalho das duas corporações no combate à criminalidade no município, dando ênfase a atuação das polícias, pontuando sobre as “péssimas condições de trabalho”, citando como exemplo a precariedade das instalações das delegacias. “Obrigado pela ação de combate ao crime no dia a dia de vocês em defesa da sociedade”, ressaltou o vereador.
Na sessão, houve a entrega de placas comemorativas ao comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Oto Eduardo Rosa Amorim, ao diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (2ª DPRM), delegado Juliano Ferreira, e ao sargento Anderson Dilton da Silva Borges, que dedicou a homenagem a todos os policiais presentes.
Pautas da BM
Amorim agradeceu a homenagem e destacou a importância de os policiais terem o trabalho reconhecido. Em sua fala, salientou a necessidade de a sociedade se preocupar com uma moradia digna aos policiais, defendendo a ideia da construção de um condomínio residencial em Canoas, destinado a servidores da área da segurança pública. Na Câmara, o tema está sendo tratado por uma comissão especial, criada a partir de requerimento do vereador Juares Hoy e presidida também por ele.
Ao agradecer a homenagem, o delegado Juliano Ferreira afirmou que a segurança pública em Canoas é referência devido ao trabalho integrado das policiais civil e militar. “Sabemos o quanto a realidade dos policiais é dura. Esse reconhecimento da Casa do Povo é combustível para as nossas ações”, declarou.
O deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB), pré-candidato à Prefeitura de Canoas, integrou a mesa dos trabalhos e aproveitou para citar emendas parlamentares de sua autoria.