Timoneiro

Autoescolas tiram sossego de moradores no Centro

Esquina da rua Guilherme Schell com a rua Victor Kessler. Foto: Internet.

Esquina da rua Guilherme Schell com a rua Victor Kessler. Foto: Internet.

Por Émerson Vasconcelos

 

Em 2014 iniciamos uma reportagem a respeito do mesmo tema dizendo: “Esta é uma história que os leitores de O Timoneiro já conhecem muito bem e que os moradores das ruas Doutor Barcelos e Vitor Kessler, infelizmente, conhecem de forma mais intensa e aprofundada”. É inacreditável, mas estamos em 2016 e absolutamente nada foi feito para solucionar, reduzir ou amenizar o problema.

 

Sossego quebrado

Aqueles que residem em casas ou apartamentos na área próxima ao encontro destas duas ruas continuam vivendo o problema relatado já diversas vezes nas páginas de O Timoneiro. Segundo eles, autoescolas realizam aulas práticas diariamente até depois da meia noite. Começamos a relatar o problema em 2012 (os moradores relatam que ele ocorre desde 2010), mas já estamos em meados de 2016 e a situação permanece igual, ou até pior, pelo que relatam alguns dos vizinhos ao local.
Segundo os moradores o problema segue o mesmo. Ou seja, o barulho é insuportável principalmente à noite, pois quando os alunos cometem erros, os instrutores colocam o pé no freio bruscamente a todo momento. Assim como relatamos em pelo menos quatro reportagens entre 2012 e 2014, além de se sentirem incomodados pelo barulho, os vizinhos relatam que sentem medo de serem atropelados, risco que, segundo eles, é ainda maior por ameaçar crianças que andam pela calçada.

 

Sem solução

Os moradores da região afetada pelo problema contam que buscam desde 2012 uma solução junto aos órgãos competentes, mas que nunca viram estas conversas surtirem efeito. Uma comitiva de moradores chegou a encaminhar um abaixo-assinado à Prefeitura, na esperança de que fossem ouvidos, mas também não receberam a atenção que esperavam. Muitos atribuem a continuidade do problema às trocas de secretários que ocorreram na atual gestão municipal, pois sempre que entra um novo secretário titular, ele afirma que não está sabendo da situação e tudo volta à estaca zero.

 

Promessas furadas

Na ocasião de uma das reportagens, a Prefeitura afirmou à equipe de OT que não seria possível a retirada das aulas do local, devido à dificuldade de se encontrar outra área com características similares para a realização de exercícios específicos. Posteriormente, quando nossa equipe voltou a abordar o problema, já em 2013, a administração municipal informou que realizaria uma reunião com as autoescolas, para cobrar o cumprimento dos horários determinados para a realização de aulas práticas. Em 2014 a administração municipal chegou a prometer aumentar a fiscalização. No mesmo ano, em nota, o Executivo Municipal se disse ciente dos problemas que ocorrem em algumas vias de Canoas, por conta das aulas práticas de autoescolas. A secretaria de Transportes prometeu também que implantaria algumas modificações nesse sentido, incluindo as ruas citadas, Doutor Barcelos e Vitor Kessler. Segundo a Prefeitura, esse processo já estaria em andamento e, para isso, já teriam sido realizadas reuniões com o Detran/RS e CFCs de Canoas. Se alguma medida foi tomada desde então, não chegou a ser suficiente para ter algum efeito na vida dos afetados.

 

O que diz a Prefeitura

Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) informou que “irá comunicar a denúncia ao Detran, que deverá notificar os CFCs para tomar as devidas providências, já que o local citado não tem autorização da SMTM para prática de autoescola”.

Sair da versão mobile