Projeto de lei aprovado no dia 30 de março inclui o Dia de Combate e Prevenção ao Suicídio, a ser comemorado em 10 de setembro, no calendário oficial de Canoas. A proposta (PL 51/2015), apresentada pelos vereadores Dr. Pompeu (PTB) e José Carlos Patricio (PSD), também institui na cidade o Setembro Amarelo, mês destinado a prevenção e esclarecimentos sobre o tema. A ideia é estimular o debate, a partir de palestras e campanhas de conscientização.
Durante a votação, o vereador Patricio alertou para a gravidade da situação. “Estamos falando da segunda causa de morte no país”, afirmou. O aumento dos casos entre os jovens foi destacado pelo vereador Dr. Pompeu, uma vez que a mortalidade por suicídio tem aumentado significativamente entre adolescentes e adultos jovens, tanto no Brasil quanto no mundo. O parlamentar salientou que essa população se mostra mais suscetível diante de situações de pressão, citando como exemplo o momento de prestar vestibular e decidir qual profissão seguir.
O Brasil ocupa a oitava posição na lista de casos, com uma média de 32 mortes por dia. “Desta forma, o suicídio precisa ser visto e tratado como um problema de saúde pública. É necessário investir em prevenção e, para isso, precisamos debater amplamente o problema”, diz a justificativa do projeto. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio pode ser prevenido em 90% dos casos, quando há relação com patologias de ordem mentais diagnosticáveis e tratáveis como transtorno de humor e depressão.