Timoneiro

Viagem de Vice-Prefeita a Portugal levanta polêmica sobre diárias

Beth Colombo postou no Facebook que viajaria com tudo pago pelo governo Português.

Beth Colombo postou no Facebook que viajaria com tudo pago pelo governo Português.

 

A semana começou movimentada nas redes sociais das autoridades de Canoas. A Vice-Prefeita e pré-candidata ao Executivo em 2016, Beth Colombo, usou sua conta pessoal no Facebook para comentar uma viagem internacional que faria entre os dias 7 e 14 para Portugal, mas valores referentes a diárias no Portal da Transparência da Prefeitura geraram muitas dúvidas.
Segundo ela, que foi acompanhada da secretária de Relações Institucionais e Cooperação, Deise Martins, a viagem é para participar “do 3º Encontro Ibérico de Orçamento Participativo e da Conferência Internacional Portugal Participa”. Conforme agenda do portal “In Loco” na internet, o Congresso ocorrerá do dia 7 ao dia 9 de abril e Beth não aparece como uma das palestrantes.
No mesmo site, mas na Conferência Internacional Portugal Participa, que ocorre de 12 a 13 de abril, a vice-prefeita consta na agenda do dia 13, no horário das 11h30min, para falar sobre “práticas de participação aos territórios participativos”.

 

Diárias no Portal

A polêmica nas redes sociais surgiu quando a nova militante do PRB informou que “Todas as despesas da viagem – passagem, hospedagem – são pagas pelos organizadores do evento em Portugal”. Respondendo a um comentário, confirmou a informação. “Sim, André Colombo, viajamos com todos os custos pagos pelos organizadores”.
Porém, na página do Portal da Transparência de Canoas, a viceprefeita Lucia Elizabeth Colombo Silveira aparece recebendo um empenho de R$ 6.677,07, no dia 27 de março deste ano, referente a diárias. Deise Martins aparece no Portal recebendo um empenho de R$ 5.842,30, no dia 24 de março, com a mesma finalidade. “Além da participação nestes dois encontros, realizaremos uma visita de trabalho à cidade de Vila Franca de Xira, na área metropolitana de Lisboa, no dia 11 de abril”, aponta a descrição do empenho.

O que diz a Prefeitura

Em extensa nota assinada pela assessoria de imprensa do gabinete da vice-prefeita, o órgão informou que quando despesas como estadia, translado e alimentação não se fazem necessárias, “as diárias são proporcionalmente reduzidas, visando ao estritamente necessário para indenizar as despesas não cobertas. O que é o caso”.
Informa, ainda, que despesas com passagens aéreas foram “totalmente cobertas pela organização do evento”, que também custeou a hospedagem por parte do período de duração da missão. “Em razão da cobertura destas despesas, foram pagos apenas 25% do valor das diárias e somente no restante dos dias da missão é que as diárias foram pagas integralmente. Foram pagas 25% de 4 diárias, e somente 5 é que foram pagas integralmente por não haver, no caso destes 5 dias, nenhum custeio externo”, explicou.

Sair da versão mobile