A semana começou movimentada nas redes sociais das autoridades de Canoas. A Vice-Prefeita e pré-candidata ao Executivo em 2016, Beth Colombo, usou sua conta pessoal no Facebook para comentar uma viagem internacional que faria entre os dias 7 e 14 para Portugal, mas valores referentes a diárias no Portal da Transparência da Prefeitura geraram muitas dúvidas.
Segundo ela, que foi acompanhada da secretária de Relações Institucionais e Cooperação, Deise Martins, a viagem é para participar “do 3º Encontro Ibérico de Orçamento Participativo e da Conferência Internacional Portugal Participa”. Conforme agenda do portal “In Loco” na internet, o Congresso ocorrerá do dia 7 ao dia 9 de abril e Beth não aparece como uma das palestrantes.
No mesmo site, mas na Conferência Internacional Portugal Participa, que ocorre de 12 a 13 de abril, a vice-prefeita consta na agenda do dia 13, no horário das 11h30min, para falar sobre “práticas de participação aos territórios participativos”.
Diárias no Portal
A polêmica nas redes sociais surgiu quando a nova militante do PRB informou que “Todas as despesas da viagem – passagem, hospedagem – são pagas pelos organizadores do evento em Portugal”. Respondendo a um comentário, confirmou a informação. “Sim, André Colombo, viajamos com todos os custos pagos pelos organizadores”.
Porém, na página do Portal da Transparência de Canoas, a viceprefeita Lucia Elizabeth Colombo Silveira aparece recebendo um empenho de R$ 6.677,07, no dia 27 de março deste ano, referente a diárias. Deise Martins aparece no Portal recebendo um empenho de R$ 5.842,30, no dia 24 de março, com a mesma finalidade. “Além da participação nestes dois encontros, realizaremos uma visita de trabalho à cidade de Vila Franca de Xira, na área metropolitana de Lisboa, no dia 11 de abril”, aponta a descrição do empenho.
O que diz a Prefeitura
Em extensa nota assinada pela assessoria de imprensa do gabinete da vice-prefeita, o órgão informou que quando despesas como estadia, translado e alimentação não se fazem necessárias, “as diárias são proporcionalmente reduzidas, visando ao estritamente necessário para indenizar as despesas não cobertas. O que é o caso”.
Informa, ainda, que despesas com passagens aéreas foram “totalmente cobertas pela organização do evento”, que também custeou a hospedagem por parte do período de duração da missão. “Em razão da cobertura destas despesas, foram pagos apenas 25% do valor das diárias e somente no restante dos dias da missão é que as diárias foram pagas integralmente. Foram pagas 25% de 4 diárias, e somente 5 é que foram pagas integralmente por não haver, no caso destes 5 dias, nenhum custeio externo”, explicou.