Timoneiro

Marcos Ronchetti se filia ao PDT e passa para a base do governo Jairo Jorge (PT)

Vereador Marcos Ronchetti (PSDB) na entrega do Prêmio Picucha Milanez 2016. Foto: Bruno Lara/OT.

Vereador Marcos Ronchetti (PSDB) na entrega do Prêmio Picucha Milanez 2016. Foto: Bruno Lara/OT.

 

Em 1992, foi eleito vereador e reelegeu-se em 1996. Em 2000, foi eleito prefeito de Canoas, sendo reeleito em 2004, com mais de 70% dos votos dos canoenses. Tudo isso pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em 2010, foi candidato a deputado federal e obteve 16.146 votos, não sendo eleito. Em 2012, concorreu a vereador, sendo eleito com 3.710, o quarto mais votado de Canoas.

Porém, agora o médico humanista mudou de lado. Ronchetti, que chegou a ser o único vereador (dos 21 eleitos) de oposição na Câmara em 2015, passa agora para o lado governista e integra a base de apoio de Jairo Jorge (PT) ao se filiar no Partido Democrático Trabalhista (PDT), de onde saiu Juares Hoy (PTB), mas que continua com Dário e Dr. Walmor no Plenário.

“A saúde foi o ideal que me fez entrar na política. E se tem algo que eu não abro mão nessa minha caminhada é salvar vidas”, usa Ronchetti como slogan em sua apresentação na Câmara de Vereadores.

 

Reforço aos trabalhistas

Para o PDT, a vinda do parlamentar é um trunfo. “O PDT Canoas, ganhou mais um reforço de peso em suas fileiras, visando a eleição municipal deste ano, entre os vários reforços, este foi o maior, o ingresso do Ex Prefeito e atual vereador Dr. Marcos Ronchetti, juntamente com sua esposa Dna Rose Santos pré candidatíssima a vereança. Com isto o PDT  espera ampliar sua bancada”, informa o secretário do PDT, Odelto Roque Capeletti.

 

Passado turbulento

Em agosto de 2009, o prefeito Jairo Jorge (PT), que havia assumido naquele mesmo ano, acusou Ronchetti de ter realizado oito medidas secretas. Estas tinham a ver com os gastos com publicidade do ex-tucano e comissões para Cargos de Confiança (CCs) no Sistema Único de Saúde (SUS).

Sair da versão mobile