Na quarta-feira, 30, o prefeito Jairo Jorge (PT) realizou uma nomeação coletiva de novos secretários. Ao todo, foram 16 pessoas substituídas, todas elas ligadas a partidos que integram a base do governo.
No auditório Sady Schwitz, a atual administração justificou a troca classificando como uma obrigação legal. “A substituição dos gestores se dá em razão da obrigatoriedade do afastamento dos servidores para concorrer às eleições municipais”.
Porta-voz dos novos integrantes do governo, Alexandre Mayer, que assumiu a secretaria de Relações Institucionais e deve permanecer por lá até a final da atual gestão, falou parafraseando Luis Fernando Veríssimo. “Porto Alegre é o melhor lugar do mundo para voltar”, Mayer diz estar muito feliz em retornar a Canoas.
O que diz a lei
No dia 2 de abril, sábado, termina o prazo determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral para que os candidatos em 2016 deixem seus cargos público. O processo é chamado de desincompatibilização. O não afastamento do mesmo pode causar a inelegibilidadede. As eleições municipais em todo o Brasil estão previstas para o dia 2 de outubro.
Novos secretários
Jorge Branco: É formado em ciências sociais pela universidade federal de Minas Gerais e está cursando a pós-graduação stricto sensu (mestrado) em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Tatiana Carpter: Formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Pós-graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ingressou no município, na Procuradoria Geral, em janeiro de 2009, tendo exercido os cargos de Assessora Jurídica, Chefe de Gabinete do Procurador Geral, Procuradora Adjunta e Procuradora Geral. De janeiro de 2013 a abril de 2015 exerceu o cargo de Controladora Geral do Município.
Neiva Mariza Alt Haguiwara: Em abril de 2014 respondia pelo cargo de secretária especial (CC-2) substituindo Julio Cezar de Lima Ribeiro que estava de férias. É sócia e filha do empresário canoense Dauri Alt.
Carlos Humberto da Costa Marques: Era diretor de juventude. Viajou com o secretário titular, Dj Cabeção, para a África mostrar o trabalho na cidade.
Gabriel Gonçalves: Secretário estadual da Juventude do Partido Verde. “Diretor técnico na empresa Gabriel Gonçalves Soluções em Meio Ambiente”, na rede social Facebook. Tem 31 anos.
Heitor Porcher: Natural de Canoas, tem 65 anos. É técnico de enfermagem e funcionário aposentado da Prefeitura de Porto Alegre, tendo atuado por 28 anos no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Foi palestrante da empresa MAE, com experiência em formação de equipes de Trauma.
Alexrandre Mayer Cezar: Na matéria Radiografia, do jornal Zero Hora, é apontado como chefe de gabinete do deputado petista Nelsinho Metalúrgico, na Assembléia Legislativa, com salário bruto de R$ 11.246,42. Foi presidente do Canoasprev e do Instituto Canoas XXI.
Maria Celeste de Souza Silva: Assumiu como secretária de desenvolvimento social. Segundo apurou O Timoneiro, foi secretária adjunta da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) do governo Tarso Genro (PT).
Fátima Clarice Nunes de Oliveira: Em 2009 assumiu como Cargo em Comissão CC-3, na Diretoria de Segurança Alimentar e Inclusão Produtiva, lotada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Francisco Valmor Marques de Ávila: É natural de Santa Maria/RS e há 22 anos reside em Canoas. É Bacharel em Ciências Contábeis com especialização em Gestão de Negócio com Ênfase em Pessoas.
Rodrigo Alves da Silva: Natural de Canoas, tem 34 anos. Foi assessor parlamentar e chefe de gabinete na Câmara de Municipal de Canoas (2013-2016). Atualmente é acadêmico de Direito (Ulbra).
Juliano Dias Furquim: Ligado ao PDT, foi subprefeito da região sudeste. É também ligado ao movimento tradicionalista.Tem 31 anos e é tecnólogo Gestão Comercial (ULBRA 2013). Ele substitui o companheiro de partido Dário, que volta para a Câmara de Vereadores.
Ely Marcos da Silva Filho: Integrante do Conselho de Cidadãos pela Transparência (Concit).
Sobre Rogério Prado de Freitas e Saul Pereira Marques, a equipe de O Timoneiro não encontrou maiores informações.
