Quem circulou pela BR-116 pode perceber a movimentação de barracas, bandeiras e cartazes na Praça do Avião e na passarela que liga o centro à estação rodoviária do município. O ato reuniu a maior concentração de pessoas por volta das 12h30min. Reunida durante todo o dia, o grupo seguiu por volta das 16 horas para o ato em Porto Alegre.
Lideranças como o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico, os vereadores petistas e os presidentes de instituições como a CUT e o Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas também se fizeram presentes.
Para Julio Ribeiro, 48 anos, que é ligado ao PCdoB, afirmou que o ato é pela democracia. “Em defesa do mandato da Dilma e da democracia. Nós entendemos que o país para por um momento difícil e que grupos que perderam nas eleições querem ganhar no “tapetão” agora. Nós entendemos que a democracia é o nosso bem mais importante. Até que provem o contrário, a democracia é nossa maior construção política”, afirmou.
Para o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), vereador Emílio Milan Neto, o que se entende é que os opositores estão tentando dar um “golpe” no governo. Para ele, a manifestação é muito mais em defesa da democracia do que do próprio mandato da Presidente da República. Sobre Canoas aproveitou para apontar que a sigla segue firme para as eleições. “Faremos a maior nominata de vereadores da história do partido em Canoas”, garante otimista.
Veja fotos da manifestação