Timoneiro

Boletim confirma nove casos autóctones de dengue

dengue

Por Bruno Lara

 

O Boletim Epidemiológico 13, divulgado na tarde da quinta-feira, 31, informa que já são nove os casos de dengue com procedência local (autóctones) em Canoas. Todos estes, porém, são provenientes do bairro Rio Branco, sendo que cinco destes casos foram confirmados nesta semana.

O município já trabalha com 176 casos suspeitos da doença, sendo que a grande maioria, 162 casos, é de Canoas. O município informou que “prosseguem zerados os casos de Chikungunya e Zika Vírus” confirmados.

A intensificação as vistorias de estabelecimentos específicos de comércios e serviços, fiscalizados, prioritariamente, conforme critérios de risco é uma das alternativas que a atual gestão adotou como solução, mas até o momento, ao que tudo indica, não resultou positivamente. A medida é autorizada por meio de notificação, tornada pública pelo Edital 76/2016, publicado em 14 de março deste ano, no Diário Oficial do Município de Canoas. A distribuição do repelente para gestantes também prossegue sendo entregue nas farmácias básicas como outra tentativa.

“É extremamente importante a sensibilização da rede municipal de saúde, com o apoio dos cidadãos, no acesso às residências, para a captação de casos precoces e a realização de buscas ativas, a fim de se evitar que ocorra uma epidemia na cidade”, destaca em nota divulgada para a imprensa.

Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde já tem preparada a campanha anual de vacinação contra a Influenza, que começa a ser difundida, no dia 30 de abril, em todo o território nacional, garante a Prefeitura. Entre as ações que estão previstas nesse trabalho, está o levantamento de pacientes existentes nas Instituições de Longa Permanência de Idosos, que pertencem às áreas abrangidas por cada Unidade Básica de Saúde da cidade.

Sair da versão mobile