Desde o segundo sábado do mês de março, dia 12, o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) oferece o exame Sorologia para dengue, que constata a existência da doença. Anteriormente o procedimento era realizado somente no Laboratório Central do Estado em Porto Alegre.
A promessa dos gestores é que agora o resultado sai em 24 horas e as análises são notificadas à Vigilância Sanitária. Até o dia 22, terça-feira, haviam sido realizados em torno de 40 testes para a dengue. O HNSG integra a rede pública de saúde do município e é administrado em uma parceria entre a Associação Beneficente de Canoas (ABC) e a Prefeitura.
Segundo dados do Boletim Epidemiológico divulgado na última semana, já são quatro os casos de dengue com procedência local (autóctones) em Canoas, todos no Bairro Rio Branco.
Para denunciar possíveis focos de procriação do Aedes, o telefone 0800 645 3308 está à disposição para denúncias. Se o intuito for a identificação de mosquito adulto, os insetos devem ser levados para a Rua Domingos Martins, 1091.
Passo a passo
– A avaliação médica do paciente é feita em consultas nas unidades básicas de saúdes (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou hospitais de Canoas (via SUS, convênios e particulares)
– Se considerar necessário, o médico solicita o exame, seguindo os seguintes protocolos:
– Nas UPAs e hospitais, o paciente coleta o sangue no local e a amostra é encaminhada ao Laboratório do HNSG
– Nas UBSs, é feito um agendamento, via e-mail, para a epidemiologia do HNSG e a coleta é realizada no laboratório do hospital
– É necessário apresentar documento de identidade e solicitação médica para realizar o exame.
– Laboratório do HNSG: Rua Santos Ferreira, 1864 – Bairro Marechal Rondon