A Acadêmicos de Niterói conquistou o Carnaval na Paz 2016 com 178,9 pontos. O segundo lugar, com pouca diferença na contagem dos pontos, foi a escola Nossas Raízes que falou sobre “Uma história de 13 anos de glórias”. O terceiro lugar ficou com a campeã de 2014, Rosa Dourada, que somou 176,9 pontos falou sobre “Olorum, a Criação do Universo e a força dos Orixás”. Em quarto, a escola mais antiga da cidade, Os Tártaros, fez 163,7 pontos falando sobre “Quicumbis e Moçambique, a resistência de um povo, salve a mãe África”.
Unidos do Guajuviras, com o enredo “Nas ondas do Mar um Sonho Me Leva”, fez 161,1 pontos ficou em quinto e, em 2017, irá desfilar pelo Grupo de Acesso. A apuração ocorreu no Parque Eduardo Gomes, no domingo, 20, por volta das 15 horas.
A Unidos do Guajuviras foi punida pelos jurados. A agremiação foi ao Sambódromo Laney Langaro com menos componentes do que previa o regulamento. Os Tártaros, também com números diferentes em componentes e ritmistas, foi igualmente penalizada.
Niterói representada
Um dos maiores bairros da cidade, o Niterói foi representado por sua escola que levou o enredo “Metamorfose, é Tempo de Transformação!”, e quebrou um jejum de títulos que vinha desde 2005, quando foi bi-campeã com o enredo “A Coruja na Toca dos Leões”.
O presidente Diego Lopes Moreira destacou a importância de conseguir realizar na avenida o que estava previsto no barracão. “A nossa proposta foi colocada em prática. A gente falava que mesmo que não fossemos campeões, conseguimos fazer o desfile que queríamos. Buscávamos devolver à comunidade essa vontade de ser campeã, desfilar com alegria. A comunidade agora tá feliz e agora o trabalho pra 2017 já começa”, comemorou.
Nenê da Harmonia vence no Grupo de Acesso
Mestre-sala e Porta Bandeira e Comissão de Frente foram os únicos quesitos onde a Nenê da Harmonia não recebeu, pelo menos, uma nota 10. A escola fez 176,4 pontos, seguida pela Pérola Negra com 174,9. No próximo ano, se houver Carnaval, a Nenê volta ao Grupo Especial, de onde saiu em 2012 após um amargo 7º lugar. A Nenê falou sobre os “Quilombos” na avenida na sexta-feira, 18.
Os troféus, porém, ainda não foram entreguem e nem há uma data para a entrega. A Prefeitura informou que “a entrega dos troféus às escolas campeãs ainda terá data definida pela Secretaria Municipal de Cultura e oportunamente divulgada”.
Rio Branco não compareceu
Integrante do Grupo Especial, a Acadêmicos da Grande Rio Branco não compareceu ao desfile e, segundo a organização, “deve sofrer as penalizações previstas no regulamento”.
GRUPO ESPECIAL
1º – ACADÊMICOS DE NITERÓI – 178,9
2º – NOSSAS RAÍZES – 178,4
3º – ROSA DOURADA – 176,9
4º – OS TÁRTAROS – 163,7
5º – UNIDOS DO GUAJUVIRAS – 161,1
GRUPO DE ACESSO
1º – NENÊ DA HARMONIA – 176,4
2º – PÉROLA NEGRA – 174,9
3º – IMPÉRIO DA MATHIAS – 172,7
4º – AQUARELA DO SAMBA – 169,3
5º – IMPERATRIZ DA GRANDE NITERÓI – 168,4