Não foram apenas PT e PRB os partidos afetados em Canoas pelas reviravoltas do cenário nacional. Os últimos acontecimentos sacudiram o cenário e o que se viu foi uma série de mudanças em relação às posturas individuais e às alianças.
PTB
O vereador Juares Hoy preferiu sair do PDT do que participar do apoio à candidatura governista, que tem o PT como vice. Juares, que foi para o PTB e apoiará a candidatura de Luiz Carlos Busato (PTB), não esconde seu descontentamento com o PDT municipal e com o PT em âmbito nacional: “O PDT se aliou com o governo do PT. Eu tentei, via partido argumentar que esse não era o alinhamento. O PDT foi convidado a participar na chapa como vice-prefeito e preferiu não participar, como um partido de aluguel. O PDT nacional apoiando as manifestações na rua, enquanto o de Canoas não diz a que veio. O partido decidiu em várias reuniões que participaria de qualquer jeito e optou por apoiar o PT e PRB. Lula tem que ser preso e a presidente merece a cassação definitiva. Agora o PTB sai do governo federal e acredito que vai acabar votando pela cassação”.
“O PDT foi convidado a participar na chapa como vice-prefeito e preferiu não participar, como um partido de aluguel”
– Juares Hoy, vereador, sobre o apoio do PDT a chapa de Beth Colombo (PRB).
PSDB
Em um momento em que o PMDB se distancia cada vez mais do PT e se firma como oposição em Canoas, o vereador Marcos Ronchetti é o novo reforço do partido de Michel Temer. Ronchetti sai do PSDB depois de uma longa passagem e irá apoiar a candidatura de sua esposa, Rose Santos, pelo PMDB, nas próximas eleições.
PTN
O presidente do PTN em Canoas, Valter Cardoso, anunciou, em nota, que o PTN apoiará Busato à Prefeitura de Canoas. “Fomos chamados para conversar com a coordenação da candidatura de Beth, mas não existia nenhuma hipótese de estar na mesma chapa que o PT”, declarou Valter.
“Não existia nenhuma hipótese de estar na mesma chapa que o PT”.
– Valter Cardoso, presidente municipal do PTN
PP
Já o vereador Airton Sousa (PP), que foi às ruas apoiar a manifestação contra a corrupção no último dia 13. Em conversa com OT, ele marcou firme sua posição contra o PT nacional e voltou a dizer que não é candidato a prefeito: “O cenário político hoje é crítico. O que o Lula e a Dilma estão fazendo é tentar passar por cima de todas as instituições. Sempre fui contra a corrupção. Sempre acredito que os recursos públicos tem que ser para dar retorno à população e não para usufruir em uso próprio. O que o Lula implementou no Brasil foi isso. E sobre o cenário municipal, deixo claro que não sou candidato a prefeito, mas a vereador pelo PP.
“O que o Lula e a Dilma estão fazendo é tentar passar por cima de todas as instituições”.
– Airton Souza, vereador pelo PP. Faz parte da base do governo municipal.
PMDB
O vereador César Paulo Mossini (PMDB), conversou com O Timoneiro sobre a situação do PMDB na cidade, frente à realidade do partido em âmbito nacional. O parlamentar disse: “Nenhuma reunião foi feita ainda para discutir esse tema. Nenhuma consideração foi tomada, mas devemos continuar na oposição. Os partidos são orientados por suas diretrizes nacionais e assim devem ser. Sobre o cenário da cidade, acredito que a movimentação política desta semana deve desestabilizar a candidatura que vem apoiada pelo atual governo”.
“A movimentação política desta semana deve desestabilizar a candidatura que vem apoiada pelo atual governo”.
– Cezar Mossini, vereador pelo PMDB.
Canoense na Comissão
A Câmara dos Deputados aprovou no dia 17, em sessão no Plenário, a instalação da comissão especial que vai analisar o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Foram 433 votos sim e apenas um contrário. Um dos parlamentares gaúchos que serão titulares da Comissão, o deputado Luiz Carlos Busato considera que o PTB terá papel de protagonismo neste processo. “Ao que tudo indica, o deputado Jovair Arantes (PTB/GO) deve ser o relator, sem sombras de dúvidas a função mais importante da Comissão. Por a relatoria ser do PTB, os demais titulares, onde eu me incluo, também terão papel estratégico e histórico nessa importante decisão para o futuro do nosso país. Justamente por isso, não podemos nos manifestar a favor ou contra o afastamento da presidente para não influenciar o relatório. Vamos primeiramente, analisar e investigar o caso. Sobre as recentes manifestações no país, também causou-me indignação, como na maioria do povo brasileiro, a indicação do ex-presidente Lula para ministro justamente agora ele está sendo investigado. Foi uma decisão errada do Governo do PT”, declara o parlamentar.