
Deputado Nelson Marchezan Jr. (PSDB) e Airton Souza (PP) protestam lado a lado contra o governo Dilma Rousseff (PT). Foto: reprodução/Internet
Chamou atenção nas redes sociais a movimentação das lideranças políticas canoenses. Principalmente quando um vereador da base do governo foi às ruas para pedir o impeachment da presidente da república, Dilma Rousseff (PT), liderança do partido do prefeito de Canoas e aliado, Jairo Jorge.
O participante ilustre foi Airton Souza (PP). Eleito com a maior votação dentre os vereadores do município, Airton fez 5.241 votos nas eleições de 2012 e 22.616 votos nas eleições para deputado estadual nas eleições de 2014. A perda do aliado pode causar mudanças nas eleições de 2016, onde a candidata do governo para a sucessão é Beth Colombo (PRB), que saiu do PP para concorrer ao Executivo.
“Estou neste momento junto com milhares de gaúchos e milhões de brasileiros, numa manifestação contra a corrupção, contra o governo do PT que tanto mal tem feito ao nosso Brasil”, postou na rede social Facebook.
A publicação, feita no domingo, 13, por volta das 14 horas, chamou ainda mais a atenção por a frase vir acompanhada de uma foto com o deputado federal pelo PSDB, Nelson Marchezan Jr.
Contra o governo
Ivo Lech (PMDB) se fez presente no Parcão, em Porto Alegre, no ato contra o governo Dilma que reuniu cerca de 100 mil pessoas, segundo a Brigada Militar. “Participando do ato pela democracia e contra a corrupção”, escreveu. O PMDB saiu do governo no início deste ano para apoiar o pré-candidato à Prefeitura nas eleições de 2016, deputado Luiz Carlos Busato (PTB).
A favor de Sérgio Moro
“O povo nas ruas! Já era Dilmabras!!!”, protestou o vereador do PDT, Juares Hoy, que é tido de oposição ao governo Jairo Jorge desde 2015, quando se lançou pré-candidato à Prefeitura de Canoas, mas foi barrado pela sigla. No ato, Juares posou para a fotografia com um senhor que carregava uma placa em apoio ao juiz responsável pela Operação Lava-Jato, Sérgio Moro.
Vereador Juares Hoy (PDT) usa as redes sociais para criticar a gestão de Jairo Jorge (PT). Foto: reprodução/Internet
A favor do governo
Acompanhado do deputado estadual Nelsinho Metalúrgico, o vereador Pedro Bueno. O vereador fez um vídeo e postou no Facebook chamando as pessoas para a manifestação que ocorreu na Redenção, em Porto Alegre, que reuniu cerca de 5 mil pessoas, segundo a BM. No ato, discursos dos ex-governadores Tarso Genro e Olívio Dutra. Assim como lideranças como a deputada Maria do Rosário e o presidente estadual da sigla, Ary Vanazzi, Jairo Jorge se fez presente no ato.
Vereador Pedro Bueno e o deputado Nelsinho Metalúrgico protestam contra o que chamam de “golpe”. Foto: reprodução/Internet.
Poucos em Canoas
Com apoio dos carros que passavam na BR-116, mas em número reduzido, manifestantes pediram a saída da Presidente da República na passarela que liga a Av. Santos Ferreira ao centro da cidade. “Impunidade é golpe. Fora Dilma”, dizia um dos cartazes. Cerca de 10 pessoas estavam presentes no ato.
Em todo o Brasil, segundo o balanço das polícias militares, mais de 3 milhões de pessoas foi para as ruas pedir o impedimento da presidente Dilma Rousseff (PT). Em Brasília, mais de 100 mil foram registrados. Ao menos 1 milhão esteve nas ruas no Rio de Janeiro. O governo federal afirmou em nota apenas que respeita as manifestações que foram democráticas e sem tumultos.