RETROCESSO
Pais, professores e a comunidade lutaram muito para que a direção das escolas fosse eleita pela comunidade, colocando fim ao partidarismo destas direções.
Agora, o Governo Jairo Jorge (PT), que é o símbolo da prepotência e do retrocesso, nomeou, na EMEF Leonel de Moura Brizola, próxima da Ulbra, uma diretora sem a eleição democrática, apenas pelo canetaço. Quando as pessoas reclamam, alguns dizem: “A campanha eleitoral está chegando e são necessários cabos eleitorais nas escolas para garantir a eleição dos protegidos do Prefeito”.
FATALIDADE
Aos 25 anos de idade, faleceu Marcelo Henrique Rocha Felbermayer, filho do jornalista Carlos e de Isabel.
Estudante de Direito, era um dos exemplos da nova geração. Estudioso e dedicado, preparava-se para a atuação profissional. O advogado Nedy de Vargas Marques salienta: “Marcelo me acompanhou em um júri em Sapucaia do Sul, mostrava interesse e dedicação, seria um grande profissional.”
Eu conheci o jovem acadêmico e todos que com ele privavam, rasgavam elogios à sua cordialidade, respeito e dedicação. Canoas perdeu um defensor e os amantes da paz e da liberdade perderam um guerreiro.
GRACINHA
É critica a situação do Hospital Nossa Senhora das Graças. Já era difícil antes da intervenção da Prefeitura, agora piorou.
Aliás, essas intervenções sempre causaram prejuízo ao Hospital e aos serviços. Depois que o prefeito Hugo Lagranha procedeu a sua intervenção, o Gracinha quebrou.
Agora, por interesses político eleitorais, Jairo Jorge fez a intervenção branca. Diminuiu a quantidade de recursos, prejudicou a qualidade dos serviços, e aumentou a utilização do Gracinha como instrumento eleitoral do partido e do grupo do prefeito Jairo. A politicalhas longe do Gracinha é uma solução.
Estão anunciando demissões, os salários estão atrasados, os fornecedores demoram a receber e os direitos dos trabalhadores são postergados.
É uma vergonha.
MÁQUINA NA CAMPANHA
O prefeito Jairo Jorge (PT) tem transmitido aos partidos, na busca por apoio para a sua candidata Beth Colombo (PRB), a seguinte mensagem: “Eu não posso perder essa eleição”.
Todos sabem que, se, em 2017, tiver um Governo não comprometido com Jairo e com o PT, os escândalos da gestão se agravarão.
Aliás, para apoiar um candidato, Jairo exige as secretarias da Fazenda, da Educação, da Saúde, a Procuradoria e a Secretaria de Comunicação, que devem ficar sob seu comando. Todos sabem a razão.
PESQUISA
Na próxima semana começam a circular pesquisadores para uma nova rodada na busca de preferências a candidatos à Prefeitura, com vários nomes novos.
Para um velho político, conhecedor de Canoas, o processo eleitoral ainda não começou e o quadro de nomes pode sofrer grandes alterações.
CIDADE DO FAZ DE CONTA: GANÂNCIA
FC, que dizem que vão apoiar seus candidatos a sucessão querem aumentar a verba mensal dos cargos em comissão.
PREFEITO DA CFC: Como assim, aumentar a verba mensal? Cada um deles já têm 10 cargos em comissão nomeados, muitos são parentes, têm alguns que indicam até a amante. Outros colocam a ex-mulher para não precisar pagar pensão alimentícia, e eu sei que eles surrupiam metade do salário de cada um. O que querem mais?
ASSESSOR DA CFC: Eles dizem que está chegando a época da campanha e eles precisam de dinheiro vivo. Relacionaram três empreendimentos imobiliários que estão dando uma contribuição mensal, que sua esposa e alguns protegidos seus ficam com tudo. Eles ameaçam largar seus candidatos e apoiar a oposição.
PREFEITO DA CFC: Pois que façam isso, pois eu demito todos os caras que eles têm e ainda lanço candidatos a vereador nas suas bases.
VELHO E EXPERIENTE ASSESSOR DA CFC: Prefeito, calma! O senhor não tem mais bolinha pra tudo isso. Não adianta se iludir, a sua popularidade está caindo e as ameaças da polícia e de processos continuam. Não brigue com estes caras, pois eles sabem muito e podem botar a boca no trombone. É melhor dividir aquela verba que tá entrando às sextas-feiras, dá um bocadinho pra cada um e cala as bocas.
PREFEITO DA CFC: Tá bem. Faça isso.
ESPOSA DO PREFEITO DA CFC: Nas “minhas” contribuições voluntárias que recebo ninguém toca. O que é meu é meu. Você sabe que eu continuo calada porque recebo isso, caso contrário, quem bota a boca no trombone sou eu!
PREFEITO DA CFC: Na parte dela não mexam.
VELHO E EXPERIENTE ASSESSOR DA CFC: Então não vai sobrar nada para os vereadores, pois a ganância dela é muito grande e ela fica com quase tudo.
VEREADOR DA CFC: Então a cobra vai fumar.