Timoneiro

Agora denúncias para a Polícia Civil poderão ser feitas através de aplicativos

upload-20160308163022denuncia_policia_civil

Arte de campanha da Polícia Civil que incentiva denúncias por aplicativos. Foto: Ilustração/SecomRS.

 

O lançamento do novo serviço ocorreu na terça-feira, 8. Através do número (51) 8418-7814, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul passará a aceitar denúncias através dos aplicativos WhatsApp e Telegram.

A entidade garante que o sigilo das informações será absoluto. Isto porque, além de não ser necessária a identificação, o denunciante poderá enviar vídeos, fotos e documentos para embasar a sua queixa, embora não se trate de um registro de ocorrência, mas uma forma de captação de informações que serão repassadas às delegacias de polícia responsáveis e poderão ser utilizadas nas investigações. “Com mais essa ferramenta, a Polícia Civil aproxima cada vez mais a atuação policial da sociedade, propiciando busca de conhecimentos sobre a atuação do crime sem desproteger quem denuncia”, declarou o delegado Emerson Wendt, novo chefe de Polícia.

O serviço, segundo o órgão, funciona 24 horas por dia e abrangerá todo o estado. Este aceitará denúncias de crimes de qualquer natureza, incluindo homicídios, furtos e roubos.

 

Atuação semelhante da BM

Quem trouxe a tecnologia para Canoas foi o tenente-coronel Oto Eduardo Amorin, que assumiu o 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em fevereiro de 2015. Há um ano atuando no município, Amorin implantou o aplicativo WhatsApp como fonte de comunicação com a comunidade em geral, além de uma ferramenta útil entre as polícias e os próprios membros do batalhão. Para ele, o recurso se destaca por sua comunicação rápida e eficaz.

No 15º BPM, sargentos e soldados mantêm grupos para conversas internas, mas também com policiais civis, rodoviários federais, socorristas, entre outros. Alguns grupos, também, integram a comunidade por bairros e aproxima, assim, o contato com as companhias, responsáveis por cada bairro.

Sair da versão mobile