Até o dia 20 deste mês, o Arte Sesc Cultura por toda parte promove espetáculos teatrais e musicais gratuitos para a comunidade interessada. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes de cada espetáculo no local das apresentações, mediante doação de um quilo de alimento não perecível. No Teatro do Sesc Canoas, na rua Guilherme Schell, 5340.
Mais informações podem ser obtidas junta ao Sesc Canoas, telefone (51) 3464-6909.
O Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover a troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.
A programação deste mês começou no dia 6 de março com o espetáculo “Bach para Crianças”, do Grupo Cuidado que Mancha. A peça conta a história de um maestro, personagem que, além de reger os músicos e a platéia, apresenta obras do compositor alemão J.S. Bach.
Nesta terça-feira, 8, será o dia da música, representada pelo espetáculo “Arrivi e Partenze”, que se apresenta no espaço às 20 horas. O espetáculo é um percurso entre as músicas tradicionais do mediterrâneo. A obra, com duração de 50 minutos, é de autoria do Grupo Claudio Prima (organetto, voz e percussão) e Stefania Mariano (dança, voz e percussão).
PROGRAMAÇÃO
Espetáculo musical “Arrivi e Partenze” (Itália)
Quando: 08 de março
Horário: 20h
Sinopse: Arrivi e Partenze é um percurso entre as músicas tradicionais do mediterrâneo. Este concerto para organetto e voz é resultado de uma longa pesquisa no universo das músicas tradicionais da região do Salento, na Itália, terra de origem do músico Claudio Prima. O Salento foi e ainda é uma importante ponte entre o Mediterrâneo e a Europa. O espetáculo é composto por músicas inéditas/originais e tradicionais, que se nutrem com as coreografias de Stefania Mariano, pesquisadora e coreógrafa da dança tradicional da região do Salento.
Grupo: Claudio Prima (organetto, voz e percussão) e Stefania Mariano (dança, voz e percussão)
Duração: 50 minutos
Faixa etária: livre
Espetáculo teatral “Maria Teresa e o Javali” – Grupo Cuidado que Mancha
Quando: 13 de março
Horário: 16h
Sinopse: Sabe quando a gente tem um sonho e acorda achando que era verdade? Pois é, com a Maria Teresa foi assim. Só que era verdade mesmo!
Maria Teresa e o Javali, conta a história de uma garotinha que toda a noite pede que seu pai leia o mesmo livro: “O Javali Intrigante”. Um dia, Maria Teresa acorda no meio da noite e descobre que o sonho com o javali se tornou realidade – e o javali estava ali, no seu quarto!
Agora os dois terão que descobrir juntos como se faz para a realidade virar sonho de novo.
Duração: 40 minutos
Faixa etária: livre
Espetáculo teatral “Como Diria Mamãe” – Grupo Cuidado que Mancha
Quando: 18 de março
Horário: 20h
Sinopse: O espetáculo mostra o luto da família que perdeu a matriarca e, durante um jantar, aguarda o advogado para a leitura do testamento. Em meio à expectativa da chegada do advogado, problemas acontecem com o jantar que será servido. Motivados pela fome, as personalidades dos convidados se revelam.
Duração: 50 minutos
Faixa etária: 12 anos
Espetáculo teatral “Histórias do Rei da Boatraquitanda” – Cia D`Lisboa
Quando: 20 de março
Horário: 16h
Sinopse: O que acontece quando um poderoso rei resolve sair em busca do maior tesouro de todos os tempos? E se essa aventura se passa em um lugar encantado? Pois é exatamente assim que acontece a aventura do Rei de Boatraquitanda que, junto de seu fiel escudeiro, percorreu o mundo em busca de um grande tesouro, encontrando pelo caminho personagens encantados que o ensinaram sobre qual o verdadeiro valor de um tesouro.
Duração: 35 minutos
Faixa etária: livre